Cartório da 148ª Zona Eleitoral realiza reunião com representantes dos partidos

Na manhã de sexta-feira (12), ocorreu uma reunião, nas instalações do Fórum Eleitora, com os representantes dos partidos políticos dos municípios de Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Tupãssi. O encontro teve como objetivo tratar temas relacionados às eleições municipais 2024. A reunião envolveu as competências do Cartório da 148ª Zona Eleitoral.

O juiz eleitoral Sérgio Laurindo Filho abriu os trabalhos da reunião. “O encontro é uma oportunidade para que as dúvidas sejam sanadas e todos estejam orientados quanto a parte técnica que envolve as eleições”, declarou.

“É um momento para falar sobre a prestação de contas”, destacou o promotor de Justiça, Giovani Ferri. “Nós enquanto ministérios de eleitoral temos esse papel constatório, também com o objetivo de tornar as eleições transparentes, limpas, seguras e que realmente nós possamos ter um período eleitoral para que a sala então produza para que ela possa ter acesso à educação técnica”.

Ferri salientou que terá outro momento – após a sessão de eleições partidárias dos Registros Eleitorais –  para tratar um pouco mais do propaganda eleitoral, que segundo ele sempre é o maior problema nas eleições. “Esse é um problema, uma preocupação um pouco maior, que são as direções das redes sociais. Então, esse é um problema que nós não sabemos. Talvez há necessidade de algumas medidas um pouco mais profundas. Mas nós estamos aí com o objetivo de trilhar as direções tranquilas com a colaboração, logicamente, dos senhores”, disse Ferri ao público presente na reunião.

ESCLARECIMENTOS TÉCNICOS

A chefe de cartório da 148ª Zona Eleitoral, Lucia Midori Takano, pontuou que um dos objetivos do encontro era repassar informações acerca do registro de candidaturas, formas e procedimentos em um aspecto um pouco mais técnico.

“Os tópicos tratados em reunião foram registro de candidaturas, convenções partidárias, sistemas para registro dos pedidos de candidatura, requisitos para o registro de candidatos, condições de elegibilidade, documentos necessários para o registro, formas de comunicação da Justiça Eleitoral”, pontou

Lucia salientou que o treinamento visou passar as informações para que esses registros possam ser repassados da forma mais correta possível. Ela iniciou o encontro tratando sobre o que é necessário para o partido participar da eleição e explicou que é primordial que esse partido tenha órgão diretivo.

Lucia destacou que os dados precisam estar armazenados e vigentes no sistema da Justiça Eleitoral – no sistema de gerenciamento de informações partidárias. “Nós temos algumas situações em partidos que estão com a anotação de suspensão nesse sistema, por falta de apreciação de contas. Nós estamos finalizando agora os processos de particularização e eu acredito que até a data da convenção, esses partidos já estarão com a anotação particularizada. Nós temos também outras situações que são partidos que estão suspensos do sistema por não ter informado a Justiça Eleitoral no momento do CNPJ”, enfatizou ao afirmar que a reunião foi muito positiva, pois contaram com a participação de vários representantes partidários, além de advogados e contadores.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.