Zona Eleitoral 148ª: pleito eleitoral teve algumas intercorrências
O último pleito eleitoral não foi totalmente tranquilo na Zona Eleitoral (ZE) 148ª da Comarca de Toledo. Diversas intercorrências foram registradas nos municípios da abrangência da Zona Eleitoral 148ª entre sábado (6) e domingo (6). O promotor de Justiça Eleitoral Giovani Ferri – que atuou nesta Zona Eleitoral – relatou as ocorrências nos municípios de abrangência: São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Tupãssi e Ouro Verde do Oeste.
De acordo com o promotor, a situação mais grave ocorreu na cidade de São Pedro do Iguaçu. “Tivemos uma situação bastante grave e ela iniciou no último sábado (5)”.
Ferri contou que um veículo foi apedrejado e os ânimos das pessoas estavam exaltadas. “Por isso, quatro equipes das Polícias Federal e Militar se deslocaram até o município de São Pedro do Iguaçu ainda no período noturno do último sábado”.
O promotor afirmou que algumas pessoas foram identificadas e, naquele momento, houve apenas orientação. “No domingo, a situação estava um pouco mais tranquila”. Ainda no domingo, a Justiça removeu seis veículos plotados próximos ao local de votação. “Esse tipo de situação acaba influenciando o eleitor e os carros foram retirados pela Polícia Militar”.
MAIS INTERCORRÊNCIAS – O promotor disse que aglomerações de candidatos foram registradas em Tupãssi. Diante dessa situação, a equipe da Polícia Militar esteve no local e solucionou a questão. As situações mais graves aconteceram nos outros municípios. Em São José das Palmeiras, um eleitor foi detido por desrespeitar a presidente de seção. “Ele entrou com o celular e fotografou a urna. Ele foi conduzido para a Delegacia e está sendo lavrado o procedimento na delegacia, porque trata-se de crime eleitoral”.
Outras intercorrências foram registradas em Ouro Verde do Oeste. No período da manhã, com uma denúncia de compra de votos em um Posto de Combustível. “Verificamos a situação e não foi comprovada. Além disso, também ocorreu a aglomeração de candidatos na porta de um colégio em Ouro Verde do Oeste que foi desfeita pela Polícia Militar”.
AVALIAÇÃO – O juiz eleitoral da Zona Eleitoral 148ª Sérgio Laurindo Filho destacou que foi um pleito eleitoral razoavelmente tranquilo. “Tivemos uma eleição tranquila com poucas intercorrências, por exemplo, algumas urnas demoraram um pouco mais para registrar o voto do eleitor. As poucas intercorrências que envolveram a atuação policial que pode caracterizar boca de urna; candidatos que permaneciam por muito tempo no local de votação – algo que poderia configurar delito de boca de urna, com isso, solicitamos o auxílio da polícia e deslocamos as pessoas. Em geral, foi um pleito tranquilo e pacífico”, avaliou.
Entre as intercorrências, o juiz também citou que uma urna em Tupãssi foi substituída, pois ela travou. Contudo, isso não traz prejuízo ao resultado, porque a mídia pode ser transportada adequadamente e ela foi substituída de maneira tranquila. O juiz ainda acrescentou que teve notícias que em outros municípios as urnas trouxeram transtornos e mais filas, porém na Zona Eleitoral 148ª não teve muitas intercorrências, neste sentido, e transcorreu tudo da melhor maneira possível.
PÓS ELEIÇÃO – “Fiscalizar o representante escolhido é a função do eleitor no pós eleição. Ele vai representar a população por quatro anos. A função do eleitor é acompanhar os próximos passos que é a prestação de contas, a confirmação da candidatura que serão diplomadas casos não tenham crimes no caminho. Eles assumirão os mandatos no dia 1º de janeiro. O eleitor escolhe o representante e tem a missão de acompanhar o trabalho e fiscalizar o candidato escolhido”, conclui.
Da Redação
TOLEDO