Zeca Dirceu defende criação do IFPR de Guaíra
Empenhado na luta pela instalação de um campus do Instituto Federal Tecnológico do Paraná (IFPR) em Guaíra há uma década, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), líder do partido do Presidente Lula na Câmara dos Deputados, defende a criação dessa unidade de ensino dentro do plano de expansão da educação profissional e tecnológica do governo federal, que deverá ser anunciado nos próximos dias.
O sonho do povo de Guaíra de contar com essa estrutura vem desde 2013, quando o município doou um terreno de 70 mil metros quadrados ao IFPR, com a finalidade da construção do campus. As reviravoltas da política nacional frustraram as expectativas da população e adiaram por mais de 10 anos esse desejo. “O momento atual é oportuno para retomarmos o projeto do IFPR de Guaíra e colocarmos no cronograma de execução do governo federal essa obra”, diz o deputado. “O compromisso do Presidente Lula com a expansão e o fortalecimento da rede de ensino profissional e tecnológico também nos anima e nos enche de confiança nessa conquista”, acrescenta.
No pedido encaminhado ao Ministério da Educação, o projeto reivindica implantar inicialmente um campus do tipo 40/26, ou seja, com capacidade para trabalharem 40 docentes e 26 técnicos administrativos. Em posição geográfica privilegiada, situado na fronteira com o Paraguai, com o Mato Grosso do Sul e no extremo Oeste do Paraná, pujante região de desenvolvimento agropecuário, industrial, comercial e de inovação, o IFPR de Guaíra já pode nascer reunindo grandes potenciais de promoção educacional, social e econômica para o estado. “Torna a região de fronteira ainda mais atrativa para empresas, estudantes, para a integração cultural e para a realização de pesquisas”, diz Zeca.
Por meio de parceria com a Itaipu Binacional, recursos que somam cerca de R$ 16 milhões possibilitarão a edificação de blocos, laboratórios e demais dependências do campus.
Passe livre e refeição acessível
Para estimular ainda mais, a Prefeitura se propõe a conceder isenção no transporte público aos estudantes do IFPR e fornecer alimentação a preços acessíveis durante sua vida acadêmica. “É um convite para que a juventude de Guaíra e região reescrevam sua história, para que se tornem arquitetos de um futuro mais promissor, guiados pela luz do saber e pela força da educação”, conclui o líder no PT na Câmara.
“Formação técnica e qualificação impulsionam desenvolvimento e semeiam oportunidades. Estou empenhado em trazer o campus de Guaíra no programa de expansão do ensino do Presidente Lula”, finaliza Zeca. Em julho de 2023, o deputado federal Zeca Dirceu colocou o projeto do IFPR de Guaíra nas mãos do ministro da Educação, Camilo Santana.
Faz toda a diferença!
Os institutos federais foram criados em 2008, durante o segundo governo Lula, e marcaram o início de um projeto inovador e estruturante para a educação do Brasil. Atualmente, no Paraná, o IFPR está presente em 28 cidades: Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
São 20 unidades, seis campi avançados e quatro centros de referência no Paraná. Mais de 29 mil estudantes estão matriculados em 310 cursos de diferentes níveis: técnicos, de graduação, de qualificação profissional e de pós-graduação. Os IFPRs tem 1.430 professores e 965 técnicos administrativos.