Vereadores de Toledo aprovam proposições e celebram eleitos para a próxima legislatura
A Câmara de Toledo realizou na segunda-feira, dia 7 de outubro, sua 34ª Sessão Ordinária, quando apreciou em primeira votação duas proposições, ambas de autoria do Poder Legislativo, além de receber alguns dos eleitos nas eleições de domingo. O Projeto de Lei nº 71/2024, do vereador Chumbinho Silva, “institui a apresentação quadrimestral de Relatório de Gestão pela Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, enquanto o Projeto de Lei nº 129/2024, da Mesa, “altera a legislação que dispõe sobre a estrutura organizacional e administrativa, plano de cargos e carreiras da Câmara Municipal de Toledo”.
Pelo PL 71, a Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços realizará apresentação quadrimestral de Relatório de Gestão, “com detalhamento das estratégias de atuação adotadas, das atividades desenvolvidas e dos resultados atingidos”. A proposição também prevê a publicação do relatório, “juntamente com o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal”, contendo os objetivos estabelecidos pelo Plano Plurianual da Secretaria e resultados alcançados e a execução física e financeira das ações da Lei Orçamentária Anual de responsabilidade da pasta.
Já a proposição da Mesa, o Projeto de Lei nº 129, “visa estabelecer a carga horária semanal de 32 horas e 30 minutos para todos os servidores comissionados da Câmara Municipal, alinhando-os com a carga horária já praticada e estabelecida para os servidores efetivos”, segundo a sua justificativa. “Além disso, propõe a extinção do cargo de Assistente em Informática, que deixará de existir quando ocorrer a vacância, tendo em vista a sua desatualização na atual estrutura da Câmara”, aponta o texto.
Os dois textos foram aprovados por unanimidade. Durante a Sessão, as Indicações n° 1064 a n° 1080 foram encaminhadas.
Eleições 2024
Alguns dos novos vereadores eleitos acompanharam a 34ª Sessão Ordinária. No início do evento, os futuros vereadores eleitos Marli do Esporte (MDB), Zoia (PP), Bruno do Allmayer (Republicanos) e Ricardo Santos do Judô (Republicanos) foram à frente do plenário para tirar fotos com os vereadores das 17ª Legislatura. Foram proferidas manifestações de vereadores reeleitos e dos que não permanecerão no Poder Legislativo.
No domingo, 81.443 eleitores toledanos foram às urnas, ou 76,04% do total. Foram escolhidos o futuro prefeito Mario Costenaro (Republicanos) e seu vice-prefeito, Lucio de Marchi, que obtiveram 35.189 votos, ou 46,03%; enquanto Beto Lunitti (PSD) e seu vice, Ademar Dorfschmidt, tiveram 34.568 votos, ou 45,22% e Nelsi Welter (PT) e seu vice, João Moacir, tiveram 6.694 votos, ou 8,76%.
Também foram eleitos os futuros 19 vereadores da Câmara de Toledo. A composição do Poder Legislativo terá como maior bancada o Partido Progressista (PP), com 5 vereadores, vindo em seguida o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 3; e o Partido Liberal (PL) com 2 vereadores, assim como o Partido Social Democrático (PSD), Republicanos e União Brasil. Já os partidos Cidadania, Democracia Cristã (DC) e Partido dos Trabalhadores (PT) terão um vereador cada.
Os pronunciamentos dos parlamentares estão disponíveis no vídeo da transmissão. Acesse através do canal da Câmara no Youtube: https://www.youtube.com/@camaratoo
Por Paulo Torres – Jornalista – DRT/DF 2315 – Departamento de Comunicação