Unioeste investe na modernização da rede de informática
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) segue trabalhando para a renovação e atualização em equipamentos de modo que possa corrigir as defasagens tecnológicas que se apresentam, sejam elas de infraestrutura ou de serviços.
A primeira das diversas fases planejadas de mudanças tem orçamento de 3,1 milhões de reais e abrange as aquisições e correções tanto no Data Center quanto localmente nas unidades da Instituição, renovação dos equipamentos do serviço de armazenamento e atualização da rede wireless. Outras fases já estão em andamento, mas ainda em processo de aditivação dos equipamentos licitados, para ampliar serviço de rede não contemplados na primeira etapa.
De acordo com o reitor em exercício, professor Gilmar Ribeiro de Mello na prática, esse investimento vai ajudar a ter uma internet melhor nos campi, além de mais segurança no armazenamento dos dados pois há uma falta de reposição de na área de tecnologia. “Nós precisávamos viabilizar recursos para esta finalidade, por isso, o reitor juntamente com o vice-reitor e os diretores de campi, percebendo que nós tínhamos recursos financeiros na Universidade, mas não tínhamos orçamentos disponíveis para utilizá-los, reunimos esses fundos e fizemos a proposição ao Governo do Estado para que fizéssemos uma troca, o Estado nos liberou recursos com orçamento e nós devolvemos aquele financeiro. Isso foi feito com muito diálogo e então nós conseguimos mais de 3 milhões”, relata.
Segundo Christiano Julio Pilger de Brito, diretor do NTI, a partir de agora, acontecerá a instalação e migração dos serviços no Data Center. “A primeira destas fases já tem os equipamentos comprados e entregues na Instituição. Isso significa que, ao longo dos próximos meses, faremos a implantação e migração dos serviços, proporcionando efetivamente a melhoria planejada”, comenta.
Na primeira fase, acontecerá a renovação de equipamentos do núcleo da rede, cujos equipamentos já estão com mais de dez anos de uso e, que no caso de uma falha, paralisaria a utilização dos computadores em toda a Instituição. Christiano explica ainda que esse equipamento não será descartado, mas que dará suporte para o funcionamento dos novos, sem comprometer a rede. “Apesar dela [a rede atualmente instalada] ainda estar em funcionamento, estamos pegando o equipamento muito vulnerável e utilizando em outra função e compor com seis novos que vão substituir cada um dos serviços que aquela “caixa” faz, ou seja, vai ter mais de um equipamento cuidando do mesmo serviço para que a falha de um não cause falha de todos”.
Outra mudança é a melhoria no sistema de armazenamento, responsável por guardar os dados dos alunos, o sistema acadêmico, de recursos humanos e demais sistemas geridos pelo NTI. Hoje, o serviço é atendido por apenas uma “caixa”. Com a mudança, passará a dividir o trabalho com outras quatro. A wireless também está sendo trocada, de acordo com Christiano, a que é utilizada hoje não permite a entrada de novos modelos de equipamentos. “Nós estamos trocando toda a cadeia: a antena, os fios em que ela conecta e a central e a saída pra a internet”, comenta.
A renovação desses equipamentos irá proporcionar ao usuário da rede da Unioeste uma conexão mais rápida, eficiente e segura. Christiano comenta ainda que, exemplificando o tipo de mudança, hoje a Reitoria e o campus de Cascavel são ligados a duas fibras de 1 Gb com as mudanças vão passar a ser ligado a conexões de 40 Gb.
Além disso, o equipamento que controla a segurança dos usuários, serviços e da infraestrutura como um todo, o firewall, será alterado de um modo centralizado para modelo distribuído, com equipamentos instalados nas unidades, de modo que as informações não precisam seguir caminho mais longo antes de chegar aos usuários, como acontece hoje.
Christiano destaca também a importância da manutenção de funcionamento normal dos serviços nesse processo de modernização. “Na execução desta implantação, pretendemos realizar tudo de forma transparente, uma vez que se espera que a única percepção da comunidade seja o ganho e melhoria nos serviços fornecidos. Neste sentido, sempre trabalharemos em parceria com as Seções das unidades, para que elas tenham informações mais detalhadas do que será realizado em cada momento e em cada unidade”, finaliza.
Da Assessoria
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