Tríduo Pascal é um momento de reflexão para todas as pessoas, afirma bispo Dom João
Da Redação
TOLEDO
Cristãos em todo o mundo participam de uma série de celebrações litúrgicas que relembram os eventos cruciais da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Um período em que a Igreja reflete Cristo morto e celebra a sua vitória sobre a morte. Um momento para os cristãos renovarem a sua fé, a sua esperança em uma plenitude vivida de realização que Cristo semeou, plantou e se realizará plenamente. O Tríduo Pascal iniciou na última quinta-feira (28) com a missa dos Santos Óleos.
O bispo diocesano de Toledo Dom João Carlos Seneme destaca que a missa dos Santos Óleos celebra a Eucaristia. Na sequência, aconteceu a missa do Lava Pés. “É um tempo de preparação e usamos a nossa interioridade para que possamos celebrar com alegria a Páscoa”.
De acordo com o bispo, o Tríduo Pascal demonstra o maior sacrifício de Jesus pela humanidade. “Ele nos deu a vida e, na sequência, nos dará a vida eterna. Sexta-feira Santa, Sábado e Domingo de Páscoa são momentos de reflexões”, afirma Seneme.
MEDITAÇÃO – O bispo enfatiza que a cruz de Cristo continua viva em muitas pessoas que sofrem ou estão em situação de guerra. “Por isso, é um momento de meditação, pedindo que as pessoas se convertam e voltem a ‘olhar’ para Jesus e, a partir disso, seja um momento de meditação”.
Ele complementa que a sociedade vive situações de conflitos no Brasil. “Existe desigualdade e sofrimento. Pedimos, por meio da cruz de Jesus, que possamos olhar com mais esperança e trazer paz para o Brasil”.
Seneme enfatiza que o desejo principal é que as pessoas se convertam e passam a ‘olhar’ para Jesus e Dele nasça a alegria e a vida eterna. “Domingo de Páscoa é dia de renovar a vida. É o dia que alegremente acompanhamos Jesus que ressuscita da morte e nos oferece a alegria da vida”.
Conforme o bispo, o Domingo de Páscoa é um momento de luz, de esperança e de renovação da vida. “É um dia de multiplicar a vida. Que as famílias se reúnam e possam se parabenizar e celebrar a ressureição de Jesus. Feliz Páscoa para todas as famílias e que nós possamos ressuscitar com Jesus nesta Páscoa”, finaliza.