Toledo teve uma urna sorteada para ser auditada
Uma urna eletrônica da Zona Eleitoral 75 está entre as que foram sorteada para a verificação da integridade e da autenticidade no estado do Paraná. O sorteio foi realizado na véspera da eleição, sábado (1º) às 9h no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
A juíza Eleitoral da Zona Eleitoral (ZE) 75ª Dra. Luciana Lopes do Amaral Beal, comenta que acompanhou o sorteio das urnas. “Foram sorteadas 19 urnas para fins de auditoria do teste de integridade e oito urnas para auditoria para o teste de autenticidade. Toledo foi sorteada com uma urna da ZE 75, referente a uma urna do Escola Municipal Alberto Santos Dumont.”
Ela explica que logo após o sorteio no sábado, técnicos do TRE do Paraná estiveram em Toledo e transportaram a urna sorteada da seção 59 para Curitiba para fazer a votação paralela. “[No domingo], eles estão fazendo a auditoria da nossa urna e das demais sorteadas em diversos municípios do Paraná, fazendo testes de integridade e autenticidade”, complementa.
Na Escola Municipal Alberto Santos Dumont, local da urna sorteada para verificação da integridade e da autenticidade, a administradora de prédio, Francieli Hein Suzin, conta que no sábado pela manhã, a equipe do Cartório Eleitoral entrou em contato para informar que essa urna retornaria ao Cartório. “Recolheram a urna e trouxeram a urna auditada. Ela segue para votação e no final será auditada”.
TESTES – De acordo com o TRE-PR, as urnas sorteadas e escolhidas para o Teste de Integridade foram retiradas das seções eleitorais, onde já se encontravam prontas para a eleição, e substituídas por outras com as mesmas informações. A votação nestes locais aconteceu normalmente.
Equipes do TRE-PR recolheram por via terrestre os equipamentos que seriam auditados e utilizaram deslocamento aéreo para o transporte, conforme necessidade. Duas aeronaves da Receita Federal e uma da Polícia Rodoviária Federal foram disponibilizadas à Justiça Eleitoral.
Ao chegarem a Curitiba, as urnas ficaram sob a guarda da Polícia Federal no edifício-sede do TRE-PR até o início do Teste de Integridade, no domingo (2), às 8h. O ambiente foi totalmente filmado e transmitido pelo Canal do TRE-PR no YouTube, desde a chegada das urnas, até o encerramento da auditoria, no domingo, às 17h.
O trabalho envolveu 27 urnas que tiveram a captação e contagem de votos verificados no Teste de Integridade e oito passarão pelo Teste de Autenticidade do Sistema, no próprio local de votação, para verificar se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Teste de Integridade com 25 urnas eletrônicas aconteceu no edifício-sede do TRE-PR, realizado por servidoras e servidores do Poder Judiciário e Ministério Público. Outras duas urnas eletrônicas passaram pelo mesmo teste na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), dentro do Projeto-Piloto com Biometria.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações do TRE-PR