Toledo sediará Projeto Esporte Futuro e terá equipe de futsal na Liga Nacional em 2023
Um sonho de muitos anos dos amantes do futsal em Toledo vai se tornar realidade. O município vai contar com uma equipe da bola pesada na Liga Nacional de Futsal (LNF), principal competição da modalidade em território brasileiro. O empresário do ramo de material esportivo e gestor do Projeto Esporte Futuro, Cristiano Bortolon, acompanhado do coordenador Robson Recalcatti, participou de um encontro, ainda no mês de outubro, com representantes da administração municipal para apresentar o trabalho a ser desenvolvido. Participaram o prefeito Beto Lunitti e os secretários de Esportes e Lazer, Eudes Luiz Dallanol, e a de Educação, Marli Gonçalves Costa.
Conforme o secretário Eudes Dallanol, a equipe terá a permissão de uso do Ginásio de Esportes Alcides Pan, para treinos e jogos, e o mesmo apoio dado às demais associações esportivas realizadas por meio de programas como o Esporte Cidadão. “Pelo que nos foi apresentado, é um projeto sério, consistente e que vem ao encontro do que sempre foi a meta nossa para o esporte em Toledo”, disse. “É algo que a comunidade toledana sempre quis e agora terão a oportunidade de ver grandes jogos de nível nacional e internacional acontecendo”, completou.
A equipe que vai representar Toledo na competição nacional vai ocupar a vaga na LNF que era utilizada por um time de Marechal Cândido Rondon. “Nossa intenção é disputar a Chave Ouro do Campeonato Paranaense também. Temos essas duas possibilidades e queremos representar bem o município. O time já tem diversos parceiros e agora estamos ampliando. Toledo gosta muito do futsal e a intenção é presentear esses torcedores com bons jogos, com um time competitivo”, disse o coordenador Robson Recalcatti.
Em 2021 o projeto teve resultados expressivos como a décima colocação na Liga Nacional, 3º lugar na Copa Mundo de Futsal Sub 20, vice-campeão no Campeonato Paranaense Sub 20 e a terceira posição na Liga Futsal Paraná. “O que nos motiva é resgatar essa relação entre a equipe e o torcedor, pois temos uma torcida apaixonada pelo futsal. Além disso, queremos motivar os atletas da base a participar dos campeonatos estaduais e chegar a profissionalização”. Cristiano Bortolon acredita que isso fortalece e valoriza os patrocinadores e também o município. “Teremos também diversos trabalhos sociais por meio do esporte, inclusive com parcerias nas escolas. Todos vão ganhar com este projeto”, expôs o gestor do Projeto.
O prefeito Beto Lunitti reforçou que Toledo está aberta para projetos que fomentem o esporte e a cidadania. “A Prefeitura de Toledo auxilia as boas iniciativas dentro do que é possível para o poder público. Temos políticas de incentivo e o que estiver dentro do que preconiza e permite a gestão pública vocês poderão acessar também”, concluiu.
Da Prefeitura de Toledo