Toledo: Egresso do mestrado da UTFPR conquista vaga no doutorado da USP

O pesquisador peruano, Sérgio Luis Yupanqui Mendoza, conquistou uma vaga no doutorado da Universidade de São Paulo (USP). Ele foi aluno do curso de Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo (2019-2020). Durante o período do mestrado, a pesquisa de Sérgio Mendoza sobre o ‘Resíduo Úmido Cervejeiro e Melaço de Cana-de-açúcar’ foi destaque em eventos nacionais e internacionais.

O título da pesquisa do mestrado foi sobre o ‘Estudo da produção de Inulinase por fermentação em estado sólido, utilizando como substrato o resíduo úmido cervejeiro e o melaço de cana-de-acúcar’. Segundo a orientadora do trabalho, professora doutora Gracinda Marina Castelo da Silva, a pesquisa que continua em andamento fez uso de resíduos agroindustriais da região para obtenção de produtos de interesses industriais (neste caso enzimas) pelo uso de microorganismo (leveduras).

“Neste trabalho fizemos uso do resíduo úmido cervejeiro (RUC) e do caldo de cana de açúcar para obtenção de produtos de valor agregado. Reduzindo o custo de obtenção destas enzimas pelo possibilidade de substratos de baixo custo. Na nossa região, a quantidade destes substratos é grande e não se tem aplicação. Acaba por ser usado como ração animal, sem valor agregado. Temos uma quantidade excedente. E pelo alto teor de umidade torna-se inviável o transporte”, explica.

Conforme Gracinda, Sérgio e outros alunos estão a demonstrar que esses resíduos tem grande potencial para uso.  Ela pontua que o desenvolvimento de novos processos e produtos capazes de consumir e reaproveitar os resíduos industriais tem sido o foco da pesquisa, o estudo sobre o tratamento e o reaproveitamento destes que se apresentam não mais como resíduos, mas como subprodutos com potencial para obtenção de produtos de valor comercial.

POTENCIALIDADE DOS RESULTADOS – “Estamos a trabalhar para impulsionar a indústria de transformação. Toda a pesquisa baseia-se no interesse em aumentar a competitividade do mercado sempre com a preocupação com a sustentabilidade ambiental”, declara a docente.

A enzima obtida pelo processo (inulinase), segundo Gracinda, é uma glicoproteína extracelular e apresenta aplicações na produção de soros de frutose, glicose, fruto-oligossacarídeos, bioetanol, óleos e proteínas unicelulares, ácido cítrico, ácido glucônico, butanol e sorbitol. As inulinases são enzimas utilizadas na produção de produtos de alto valor agregado.

“A pesquisa, a partir dos dados apresentados, demonstrou o grande potencial de substratos agroindustriais com alta disponibilidade e baixo custo, para a utilização em fermentações sólidas, a fim de produzir enzimas de interesse industrial”, pontua.

O resultado da pesquisa originou várias publicações em congressos nacionais e internacionais e uma publicação em um periódico – de alto nível – na Revista Biocatalysis and Agricultural Biotechnology. O aluno foi orientado pela professora Gracinda e coorientado pela professora doutora Priscila Vaz de Arruda. O resultado da publicação rendeu o convite aos autores da pesquisa em congressos internacionais como palestrantes.

MAIS FRUTOS – “Foi uma grande satisfação o ingresso na USP. Um pesquisador sensacional de grande potencial. Nós docentes da UTFPR recebemos a notícia com grande satisfação e muito orgulho. O desenvolvimento da pesquisa científica contribuiu também para o desenvolvimento do país, pela formação de recursos humanos necessários para fomentar a inovação, novas tecnologias e a indústria 4.0”, conclui a doutora.

FUTURO DOUTOR

O pesquisador peruano, Sérgio Luis Yupanqui Mendoza, veio estudar no Brasil no ano de 2019, por meio de um Processo de Internacionalização entre a Universidad Nacional del Santa-Perú e a Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR). Durante seus estudos, obteve um financiamento da CAPES, por meio da Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (OEA-GCUB) e do ‘Bolsas Brasil – Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (Brasil PAEC OEA-GCUB/2018)’.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria UTFPR

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.