Toledo e Unioeste estabelecem parceria para nova opção de ensino superior

A sede do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (Nite), nas dependências da Secretaria da Educação (Smed), foi palco de mais um importante passo para o incremento de recursos tecnológicos nas rotinas dos estabelecimentos da rede municipal de ensino de Toledo. Em consonância com as práticas do programa Aluno Conectado, foi assinado, na quinta-feira (6), o Acordo de Cooperação Técnica nº 005/2023 entre as graduações de Geografia e História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/câmpus Marechal Cândido Rondon) e o governo municipal, uma iniciativa que promete trazer avanços significativos para a formação dos profissionais da área da educação.

O ato visa à autorização para o funcionamento do “Curso Superior de Tecnologias Educacionais com Ênfase em Humanidades”, o primeiro desta natureza a ser implantado no Brasil e que será voltado exclusivamente aos servidores públicos municipais de Toledo, especificamente os da Educação. As aulas serão presenciais e no período noturno, com atividades teóricas na sede da Smed e práticas em diferentes espaços, como os laboratórios de ensino de História e Geografia na Unioeste/Marechal Cândido Rondon e os do Nite.

O curso visa atender às demandas específicas geradas no âmbito da rede municipal de ensino de Toledo, voltando-se para o ensino e a discussão do desenvolvimento e uso de materiais didáticos e equipamentos tecnológicos inovadores. Entre os focos de estudo estão a gamificação, a robótica e a prototipagem em 3D, a produção audiovisual e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, com ênfase no manuseio de mídias digitais.

O curso Superior de Tecnologia em Tecnologias Educacionais com ênfase em Humanidades terá duração de dois anos e foram ofertadas 40 vagas, representando uma oportunidade valiosa para os profissionais da educação ampliarem seus conhecimentos e atualizarem suas práticas pedagógicas. Essa parceria entre Smed e Unioeste sinaliza um futuro promissor para a educação em Toledo, com professores cada vez mais preparados para lidar com as demandas do século 21, proporcionando uma educação de qualidade e inovadora para os estudantes do município.

PRONUNCIAMENTOS – Beto Lunitti destacou que o acordo de cooperação técnica com a Unioeste representa um momento de grande importância para a educação de Toledo. “Esta parceria traz novas oportunidades de formação e capacitação para nossos professores. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade, alinhada às demandas tecnológicas e inovadoras da atualidade. Tenho certeza de que esse curso será um marco para o desenvolvimento educacional em nosso município”, avalia o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores reforça a importância da parceria firmada. “Como representante do Legislativo, fico honrado em fazer parte desse momento histórico. A educação é um pilar fundamental para o progresso de uma sociedade. Este acordo fortalece nosso compromisso com o avanço educacional em Toledo. Estamos confiantes de que o Curso Superior de Tecnologia em Tecnologias Educacionais com ênfase em Humanidades contribuirá para formar professores ainda mais preparados e atualizados”, observa Dudu.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse que a assinatura do termo de cooperação é um exemplo inspirador. “Isso mostra como a colaboração entre instituições pode impulsionar a educação. Estamos comprometidos em promover o acesso à educação de qualidade em todo o estado. Essa parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Toledo e a Unioeste é um passo importante para o fortalecimento do ensino e da formação de professores. Parabenizo a todos os envolvidos por essa iniciativa”, saúda Aldo.

Segundo a secretária da Educação de Toledo, essa união de forças entre instituições e líderes municipais e acadêmicos fortalece o compromisso com a educação de qualidade em Toledo e marca um novo capítulo na formação dos profissionais da área da Educação. “Estamos entusiasmados com esta parceria, que representa um avanço significativo em nossa proposta educacional. Com essa formação, nossos professores e profissionais da educação poderão ampliar seus conhecimentos e habilidades, utilizando as tecnologias de forma efetiva em sala de aula”, comenta Marli.

O reitor da Unioeste observa que o novo curso é resultado de um trabalho conjunto entre a instituição e a Smed. “Tudo foi feito com o objetivo de proporcionar uma formação atualizada e de qualidade aos professores. Estamos empenhados em contribuir para o desenvolvimento educacional de Toledo e promover uma educação inovadora e transformadora. Juntos, faremos a diferença na vida dos nossos alunos”, salienta Alexandre.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.