Toledo e PUCPR firmam convênio e Castramóvel começa a funcionar em abril

A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito testemunhou, na tarde desta terça-feira (1º), uma importante conquista em termos de políticas públicas na saúde e proteção animal em Toledo. Com a presença de representantes da administração municipal e do câmpus local da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), foi assinado um termo de cooperação entre as partes no sentido de viabilizar o funcionamento do Castramóvel.

A partir do começo de abril, a unidade móvel destinada à castração de cães e gatos abandonados nas ruas e pertencentes a famílias de baixo poder aquisitivo poderá percorrer bairros e distritos para realizar este serviço, com capacidade operacional de 600 procedimentos por ano. A instituição de ensino, por meio do curso de Medicina Veterinária, disponibilizará um professor, um profissional residente e quatro estagiários, ao passo que o município ficará responsável pela aquisição de insumos e a manutenção do espaço.

O prefeito Beto Lunitti e o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt destacaram a importância das parcerias entre poder público e mundo acadêmico. “Um dos pilares da nossa gestão é a proteção animal, área em que ampliamos os investimentos. Também valorizamos as ações que nos permitem aproximar os laços com nossas instituições de ensino superior. Este convênio permite que façamos as duas coisas e tudo que caminhar nesta direção poderá contar com o nosso apoio”, assegura Beto. “Esse convênio reforça o comprometimento da instituição com o bem-estar da nossa gente, valor que tem acompanhado a PUCPR desde quando se instalou aqui e não deixou de estar presente nas horas mais difíceis, como nesta pandemia que ainda estamos enfrentando”, recorda Ademar.

O compromisso com a comunidade onde está inserida também foi mencionado nas falas do diretor do câmpus Toledo da PUCPR, Pedro Guena Espinha, e pela coordenadora do curso de Medicina Veterinária da instituição, Vanessa Yuri de Lima. “Servir a população é uma das missões da nossa universidade e é uma honra concretizá-la por meio desta parceria com o poder público, algo que também prezamos muito. Entre as universidades privadas, temos em Toledo o melhor curso de Medicina Veterinária do Brasil e isso se deve em parte ao programa de residência que mantemos”, destaca Pedro. “O CRMV [Conselho Regional de Medicina Veterinária] tem normas bastante rígidas em relação a realização de cirurgias em animais, exigindo que cada unidade disponha ao menos de dois médicos veterinários e dois auxiliares. Esta parceria permite que o Castramóvel possa realizar estes procedimentos”, pontua Vanessa.

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) destacaram a importância do Castramóvel para o controle populacional de animais domésticos. “Temos um registro de preços para a realização destes procedimentos em clínica veterinária contratada pelo município, o tem funcionado bem, mas não atende a demanda daqueles para quem o acesso a este serviço ainda é difícil, seja por falta de informação ou devido à distância geográfica. A partir de agora, poderemos chegar a estas pessoas”, avalia o secretário Júnior Henrique Pinto. “Nossa ideia é permanecer um mês com esta unidade móvel em cada bairro e realizar todos os procedimentos necessários. Com a presença destes profissionais que a PUCPR disponibilizará, conseguiremos atender os requisitos exigidos pelo CRMV, um dos principais obstáculos que impediam que o Castramóvel funcionasse de forma regular”, pontua a coordenadora de Defesa e Proteção Animal da pasta, Julia Orlando Heiss.

Fonte: Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.