Toledo é bicampeão da Copa Brasil de Tênis de Mesa
A equipe de Tênis de Mesa do município de Toledo conquistou o feito inédito de ser campeã no geral pela segunda vez consecutiva da Copa do Brasil, promovida na cidade. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e a Federação Paranaense promoveram o TMB Challenger PLus 2022 entre os dias 22 e 24 de abril. A competição atende o calendário de 2022 e aconteceu no Ginásio de Esportes Alcides Pan.
Aproximadamente 400 mesatenistas participaram do torneio. A Copa do Brasil ainda reuniu cerca de 40 clubes com destaque para as participações de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e inúmeros outros municípios do Paraná.
De acordo com a secretária de Esporte e Lazer de Toledo (Smel), Marli Gonçalves Costa, a conquista é importante para o município e demonstra que todo o trabalho realizado com os atletas tem apresentado bons resultados.
“A Secretaria desenvolve um projeto de contraturno em que jovens do São Francisco e também de outros bairros são atendidos no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen. Neste espaço, os treinamentos são promovidos durante a semana”, afirma Marli ao destacar o empenho dos atletas e mencionar que o trabalho de base tem apresentado boa qualidade em sua execução
RANKING – A equipe de Toledo competiu com 21 mesatenistas na Copa do Brasil. Os atletas foram divididos nas diversas categorias masculino e feminino. Segundo o professor Emerson Aparecido Jerônimo – responsável por supervisionar a equipe -, os resultados conquistados em Toledo são expressivos para o ranking estadual e nacional da modalidade. “Todos os atletas se empenham em seus treinos, os quais acontecem no Centro Olímpico e também no Yara Country Club. Os treinos são diários e isso demonstra a dedicação de cada jogador com a modalidade”.
Jerônimo explica que o bicampeonato é resultado de muito trabalho e dedicação por parte de todos os atletas. Ele ainda enfatiza que a equipe de Toledo passa por um momento muito positivo.
Atualmente, a equipe de atletas de Tênis de Mesa é considerada a melhor do Paraná. Jerônimo recorda que a equipe, em 2021, teve importantes resultados para a modalidade, como a conquista do campeonato Paranaense. “A equipe também é campeã geral da Copa Internacional Antônio Kimura e dos Jogos da Juventude na categoria feminina com a atleta Ana Bonsere. Além disso, somos campeões Brasileiro com o atleta Gustavo Avelar”.
Neste momento, o principal objetivo da equipe de Toledo é ter alguns atletas na seleção Brasileira. “Já estamos atravessando por um bom momento no nosso trabalho. Tivemos a convocação de um atleta para atender a seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano sub 11 que vai acontecer em Salto na Argentina. Mas, infelizmente, não sei se conseguiremos recursos para participar”.
ATLETA – Jerônimo conquistou a primeira colocação em sua categoria e ele explica que não possui o hábito de participar muito de competições, porque o seu foco – atualmente – é a evolução técnica da equipe. “Fiquei um tempo parado, mas sempre que participo consigo ‘fisgar’ um resultado”, afirma também atleta.
Ele pondera que participar da Copa Brasil é importante para manter a forma técnica. “Também motiva e quando a vitória é sobre um adversário de respeito como foi com o meu finalista Ítalo Nishimori, considerado um dos atletas mais respeitado em todo o Estado nos últimos 30 anos. Somos adversários de longa data na mesa e sempre que a gente se enfrenta em uma partida, a vitória é sempre dura para os dois lados. Isto tudo significa respeito e consideração ao meu adversário”.
Na oportunidade, a coordenação geral de treinamento da equipe de Toledo aproveita o momento para agradecer a todos os seus apoiadores e patrocinadores pelo total incentivo a modalidade. A equipe tem o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Toledo (Smel), Yara Country Club e Orca Contabilidade.
Confira as classificações da equipe de Toledo
Laura Xavier da Silveira – 1º sub 9/ 1º sub 11
Laís Cândido Martins – 3º sub 11
Miyuki Takeishi – 3º sub 11
Emanuelli Mattana Rocha – 9º Ratin E
José Miguel Rubi – 5º rating L
Otavio Caetano Lenerich – 9º rating L
Kento Takeishi – 9º sub 13
Murilo de Lima Esser – 2º rating O
Gustavo José Alves de Avelar – 1º sub 11
Luiz Miguel Cândido Martins – 9º sub 13
Wesley Victor F. da Silva – 17º – abs C/ 9º rating F
Emerson Aparecido Jerônimo – 1º veterano 5
Cezar Narciso Schacht – 3º veterano 6
Mario Ronei Bento – 9º rating L
Rafael Pastrello Hirata – 3º rating J
Paulo Henrique Zielke – 1º abs E/ 1º rating L / 5º sênior
Ronni Rumilto Nardi – 17º abs F/ 9º rating N / 17º sênior
Lucas Eduardo Malacarne – 17º abs F / 5º rating O
Ana Caroline Bonsere – 2º sub 19/ 9º – abs B
Cezar Augusto Zielke – 5º rating A/ 1º rating J/ 17º sênior
Juliano Nardi – 2º abs F/ 9º rating N/ 17º sênior
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria