Toledo amplia público-alvo de doses pediátricas de vacina contra a Covid-19

Por orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde, Toledo ampliou o público-alvo das doses pediátricas da vacina contra a Covid-19, que começou a ser aplicada nesta quinta-feira em todas as unidades de saúde do município. Como não há previsão para a chegada de novas doses do imunizante (Coronavac), caberá aos municípios estabelecer critérios que levem em conta as unidades que têm em estoque. 

Dessa forma, para garantir que cada criança que tome a primeira dose não corra o risco de não poder completar seu esquema vacinal, Toledo optou por imunizar todas as crianças de 4 anos. Contudo, enquanto novas remessas não chegam, o município vacinará somente crianças de 3 anos com imunocomprometimento (transplantadas, soropositivas, em uso de imunossupressores ou em tratamento de câncer e doenças reumáticas sistêmicas).

Vacina Mais

Além de estarem distribuídas em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades saúde da família (USF) da cidade e do interior durante os respectivos horários de funcionamento, estas doses também serão distribuídas neste sábado (23), em virtude do “Dia D” da Campanha de Multivacinação. Esta ação integra o “Vacina Mais”, movimento nacional (ao qual o Paraná aderiu) que tem o objetivo de ampliar o alcance de todos os imunizantes oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população em geral.

As unidades de saúde da cidade (Centro, Panorama, Coopagro, Porto Alegre e  Maracanã) vão funcionar das 8h às 17h; a do interior (Novo Sarandi), das 8h às 12h. Todas as vacinas do Plano Nacional de Imunização estarão disponíveis nessas unidades de saúde, exceto a da Pfizer para prevenir Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, que só será aplicada na unidade do Jardim Porto Alegre. 
 

Por intermédio do “Vacina Mais”, cinco unidades de saúde estão com suas salas de vacinação atendendo, alternadamente, até as 21h.  O rodízio, vigente até a próxima sexta-feira (29), funciona assim: às segundas, a UBS do Maracanã (que está funcionando provisoriamente no Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares Dr. Claudemir Rodrigues Dias); às terças, a da unidade do Centro; às quartas, a do Panorama; às quintas, a do Coopagro; e às sextas, a do Europa. 

Importante: o Decreto Estadual nº 10.596/2022 (ao qual Toledo aderiu integralmente por meio do Decreto nº 414/2022) retirou a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos e fechados. Contudo, sua utilização continua sendo exigida em ambientes de saúde que atendem pacientes com síndrome respiratória, o que é o caso das unidades de saúde mencionadas.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.