Toledo amplia acesso a medicamentos com mais pontos de atendimento

O atendimento farmacêutico em Toledo tem recebido investimentos constantes e foram anunciadas, nesta semana, a ampliação da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), no Jardim Gisela, e a abertura de uma farmácia na Unidade Básica de Saúde de Novo Sarandi, com a contratação de farmacêutico para o local, possibilitando a dispensação para a população dos medicamentos que contemplam a relação municipal, além de psicotrópicos, insulina e insumos para insulino dependentes.

No início da atual gestão, em 2021, em três espaços eram supervisionados por farmacêutico e ofertavam todos os medicamentos. Este trabalho era realizado na Unidade Básica de Saúde do Jardim Coopagro; Farmácia Escola, anexa ao Centro de Saúde; e a Farmácia Comunitária, da Vila Pioneiro. No mês de agosto houve a ampliação dos pontos, com a inclusão da farmácia da UBS de Novo Sarandi. “É o município olhando para o interior e investindo para dar mais conforto e praticidade para a população que reside em Novo Sarandi e regiões próximas”, disse o diretor de Assistência Farmacêutica, Taylon Pereira.

Conforme Taylon, o objetivo da administração é a descentralização da distribuição e facilitar o acesso dos moradores aos remédios. “Antes eles eram entregues somente em três pontos e as pessoas de todo o município tinham que ir nesses espaços. Agora, com o intuito de melhorar o acesso, temos mais um local [UBS de Novo Sarandi], e em breve, avançaremos com a nova farmácia instalada na UBS do Alto Panorama”, afirmou.

Somente a região do Jardim Panorama tem uma população estimada em 27 mil pessoas e engloba as UBS’s do Alto Panorama (que receberá a nova unidade farmacêutica), Jardim Panorama e São Francisco. “Esses pacientes não precisarão mais vir ao Centro de Saúde ou Vila Pioneiro para retirar seus remédios, gerando economia de tempo e de recursos. É uma ação que beneficia o cidadão e também diminuirá o fluxo nas demais unidades, dando mais qualidade no atendimento. Para quem morava no interior, a situação era ainda mais complicada”, frisa.

Abastecimento Farmacêutico – Em relação à nova estrutura da CAF, a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, afirma ser uma necessidade que surgiu com a dificuldade de adquirir alguns remédios, como amoxicilina + clavulanato de potássio, dipirona, prednisolona, entre outros. “Tratam-se de itens que foram amplamente consumidos na onda do Covid-19, em especial nesta última, e a produção do mercado não está atendendo a demanda, inclusive com faltas até mesmo no varejo farmacêutico”, disse. Com mais espaço será possível, quando itens de alto consumo estiverem disponíveis, a compra em maior quantidade para evitar novos desabastecimentos.

Horários de funcionamento das farmácias

Farmácia Novo Sarandi – 8h às 14h (segunda a sexta-feira)

Farmácia Escola – 7h às 18h (segunda a sexta-feira)

Farmácia Coopagro – 7h às 19h (segunda a sexta-feira)

Farmácia Pioneiro: 7h às 13h e das 13h às 18:30 (todos os dias, inclusive sábados e domingos)

Documentos necessários para retirada de medicamentos

Receita médica

Documento pessoal do paciente

Cartão SUS do paciente

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.