Toledo promove ação com crianças na Semana Nacional de Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) iniciou na última quarta-feira (18) e segue até a próxima quarta-feira (25). Ao longo de todo o ano e com maior ênfase em setembro, os órgãos e as entidades do Sistema Nacional de Trânsito intensificam ações de educação, fiscalização ou engenharia. O objetivo principal é tornar as vias mais seguras.
Em 2024, o tema da Semana é “Paz no trânsito começa por você”. A mensagem educativa proposta é conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. Assim a sociedade possa a adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.
Em Toledo, a Guarda Municipal realiza palestras educativas de trânsito. Elas abordam temas como direção defensiva, normas de circulação e conduta, e o uso correto de veículos, sejam carros, bicicletas ou motocicletas. As atividades acontecem com crianças e adultos.
Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Toledo (SSMU) Christian Guilherme Goldoni (Major Goldoni), as palestras são realizadas em escolas, empresas e outras entidades, adaptando os conteúdos às necessidades específicas de cada público. “É importante o trabalho da Educação no Trânsito, pois busca que as pessoas compreendam que não estão sozinhas no trânsito, que existem outras pessoas que também tem direitos. Além disso, existem as regras que se seguidas proporcionam segurança e organização na utilização das vias”.
SEGURANÇA – O Programa EducaTrânsito está entre as atividades desenvolvidas no município. A atividade consiste em uma aula com os alunos onde são abordados temas como o surgimento do trânsito e a importância das regras para a segurança. “O Programa passou em todas as escolas municipais, inclusive Cmeis. Foram mais de três mil alunos atendidos. Eles tiveram instruções em como se comportar no trânsito, no carro, na bicicleta ou até na motoca. Atualmente, estamos atendendo colégios particulares ou do Ensino Estadual”, afirma o Major Goldoni.
Atua-se também com as empresas realizando palestras que abordam as principais causas ou fatores que potencializam a ocorrência de acidentes de trânsito ou suas consequências. “Atuamos na prevenção para a educação do trânsito veicular, ou seja, como o condutor deve transitar tanto na área urbana como na rural. Além disso, geralmente, as empresas solicitam informações para serem repassadas aos colaboradores sobre o uso do celular ou cinto de segurança”, destaca o secretário.
Outro trabalho importante é o acompanhamento de passeios ciclísticos promovidos pelas escolas e outras entidades e parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (Smel). Os alunos podem andar de bicicleta dentro de um percurso definido e montado com diversos elementos presentes no trânsito real.
PROGRAMAÇÃO – Na Semana do Trânsito, a Guarda Municipal promove atividades educativas com as crianças. Nesta sexta-feira (20), a equipe recebe os estudantes da Fundação Educação de Toledo (Funet), no Parque Frei Alceu e a programação segue na próxima semana com mais escolas. No dia 25 de setembro, em parceria com o Rotary, haverá a entrega de material confeccionado pelo grupo.
O coordenador do Programa EducaTrânsito Evandro Luiz Dal Rovere relata que a Guarda Municipal, em parceria com a Smel, promove uma atividade para o desenvolvimento da defesa com bicicletas. “Como cada criança deve andar de bicicleta, quais as normas, deveres e direitos. Como ela deve se comportar com a bicicleta no trânsito. Geralmente, montamos um circuito, com semáforo, faixa e obstáculos”.
Rovere salienta que trabalhar com criança é algo bom, pois ela ao compreender as informações começa a relatar os erros cometidos pelos familiares ou responsáveis. “A partir disso, a criança busca a conscientização do adulto, pois ela realiza as ‘cobranças’ no trânsito. Assim acontece o trabalho de conscientização e educação no trânsito”.
Da Redação
TOLEDO
Detran-PR promove série de podcasts
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), realiza uma série de podcasts como parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito. Eles serão disponibilizados no canal oficial do DetranPR Educa, no YouTube e seguem até 24 de setembro. Os episódios do podcast abordarão temas como visibilidade em duas rodas, a segurança no trânsito e as perspectivas de mobilidade.
Confira a programação dos podcast:
Sexta-feira (20), 10h – Tema: Diferentes Perspectivas em Duas Rodas. Convidados: Motoclube – Fernando Coelho Maluche; motofretista- Leonardo Ferreira Fernandes; motociclista- Andreia Regina Wolski
Entrevistadores: Michael Bogo e Andreia Ziviani
Segunda-feira (23), 10h – Tema: Segurança Pesada. Convidado: Glênio Karas/ Volvo.
Entrevistadores: Michael Bogo e Andreia Ziviani
Terça-feira (24), 10h – Tema: Construindo o futuro da Mobilidade: uma conversa com a Via Araucária. Convidados: Sérgio Santillan e Pedro Veloso.
Entrevistadores: Michael Bogo e Andreia Ziviani.
PR terá programa de descontos para bons condutores
O Governo do Paraná abriu, na última quarta-feira (18), as atividades da Semana Nacional do Trânsito com um pontapé inicial para a adesão ao programa que concede descontos para condutores e proprietários de veículos automotores que não tenham incorrido em infração de trânsito há pelo menos doze meses. O programa é o Bom Condutor, do governo federal.
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) firmou parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP) para que os motoristas paranaenses sem infrações recebam descontos em estabelecimentos de varejo. Os detalhes serão definidos entre Detran-PR e ACP, mas a expectativa é de que as facilidades estejam disponíveis até o fim do ano.
Para ter acesso aos descontos, o motorista deve estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), disponível na Carteira Digital de Habilitação. “É uma parceria importante que visa reduzir o número de acidentes e estimular as boas práticas no trânsito”, afirmou o vice-governador Darci Piana.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, em todo o Brasil, pouco mais de 500 empresas aderiram ao programa para oferecer descontos. “No Paraná, a parceria com a Associação Comercial, tem o potencial de participação de 11 mil empresas. A segurança no trânsito depende de todos nós e queremos incentivar isso também benefícios”, reforçou.
Na opinião da diretora de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito, Maria Alice Nascimento, a adesão do Paraná ao Bom Condutor vai motivar os motoristas a adotarem práticas seguras nas vias de trânsito, reduzindo acidentes. “Muitas vezes a gente foca apenas na questão punitiva, mas esse programa reconhece os bons motoristas que são cidadãos exemplares”, disse.
AÇÕES – Outra parceria firmada durante a abertura prevê ações conjuntas entre Detran-PR e o Serviço Social do Comércio (Sesc Paraná) nas áreas de educação, assistência social, saúde, esporte e lazer. Além disso, o Detran-PR também oficializou adesão à plataforma gov.br, que permitirá um acesso mais ágil e eficiente aos serviços públicos digitais dos mais de 150 milhões de usuários cadastrados na plataforma.
O Governo do Paraná também lançou a campanha “Todo mundo precisa ser motoconsciente no rolê”, voltada aos direitos e deveres dos motociclistas e de todos os outros atores do trânsito.
A campanha apresenta o termo “Motoconsciente” para fazer alusão às diversas formas que são chamados os motociclistas, como motofretistas, mototaxistas, entre outros. A campanha vai promover atividades em todo o Estado durante a semana. Elas incluirão “Rolês moto-parça”, uma espécie de ação de abordagem de motoristas, motociclistas e pedestres para levar a educação de trânsito. Também haverá corrida de rua e evento de ciclismo.
Além disso, as campanhas educativas abordarão boas práticas e a importância do papel de cada indivíduo na construção de um trânsito mais seguro. O foco é promover a segurança viária e a educação sobre práticas seguras no trânsito
POLÍCIA CIVIL NA CAMPANHA – A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também participará da Semana Nacional do Trânsito com ações educativas, de instrução e repressão para orientar motoristas e pedestres sobre como reduzir o número de sinistros de trânsito. O objetivo é conscientizar a população e estimular comportamentos respeitosos no trânsito.
“Com essa abordagem, buscamos reduzir o número de sinistros, especialmente aqueles que resultam em mortes e lesões graves”, afirma o delegado Edgar Santana.
Da AEN
CURITIBA