Tecnologia e IA: aliados importantes na prevenção de fraudes
À medida que os fraudadores se tornam mais sofisticados, a necessidade de ferramentas avançadas de prevenção se tornam mais urgentes.
Em um mundo cada vez mais digital, a prevenção de fraudes tornou-se uma prioridade crucial para empresas, governos e instituições financeiras. A evolução tecnológica oferece tanto oportunidades quanto desafios no combate a fraudes, tornando essencial a adoção de soluções inovadoras. À medida que os fraudadores se tornam mais sofisticados, a necessidade de ferramentas avançadas de prevenção se tornam mais urgentes.
Segundo estudos da Nord Security, 71% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe on-line, e as fraudes mais comuns estão ligadas a finanças e informações bancárias. A prevenção desses tipos de crimes, especialmente no cenário atual, enfrenta várias complexidades. Primeiramente, o aumento do volume e da velocidade das operações. Além disso, os fraudadores estão se tornando cada vez mais perspicazes, usando técnicas avançadas para escapar dos sistemas tradicionais de detecção.
Para Adriana Saluceste, diretora de Tecnologia da Tecnobank, empresa certificada com a ISO 27001 e com a recém conquistada ISO 27701, a tecnologia tem desempenhado um papel significativo na detecção e prevenção de fraudes. “Inteligência Artificial e Machine Learning são ferramentas que nos permitem analisar grandes volumes de transações em tempo real, identificando aqueles que se desviam dos padrões normais. Redes neurais auxiliam na identificação de padrões complexos que podem não ser imediatamente claros, apontando para riscos de fraudes”, explica.
Equilíbrio entre segurança e experiência do usuário
Para não afetar a satisfação do cliente, muitas empresas evitam que eles passem por processos de verificação muito rigorosos a cada transação, o que acaba afetando a eficiência dos processos. No entanto, Adriana afirma que a tecnologia tem sido uma aliada na superação desses desafios. “Uma aplicação de Inteligência Artificial e Machine Learning permite que os sistemas analisem vastos conjuntos de dados em tempo real e identifiquem atividades suspeitas com maior precisão. Isso significa que, em vez de aplicar verificações rigorosas a todas as transações, podemos focar apenas nas que apresentam riscos potenciais”, esclarece.
Análise comportamental
Essa análise permite estudar os padrões habituais de comportamento do usuário ao interagir com sistemas on-line. Ao detectar desvios nesses padrões, é possível identificar atividades fraudulentas e agir proativamente. Ou seja, embora os desafios na prevenção de fraudes estejam evoluindo, a tecnologia tem oferecido ferramentas valiosas para enfrentá-los de forma mais eficaz.
Antivírus
Já os firewalls (antivírus) avançados vão além do simples bloqueio de tráfego malicioso. Agora, eles já incorporam funções de aprendizado de máquina e análise de comportamento para detectar e prevenir atividades anormais. “Isso significa que, em vez de apenas confiar em assinaturas de ameaças desconhecidas, eles podem identificar e bloquear comportamentos suspeitos, diminuindo significativamente a chance de uma tentativa de fraude ser bem-sucedida,” finaliza Adriana.
Sobre a Tecnobank
A Tecnobank é uma empresa brasileira de tecnologia para registros eletrônicos de contratos de financiamentos de veículos. Fundada em 2007 e homologada pelos órgãos executivos de trânsito, a empresa tem sede em São Paulo (SP), mas atua em 14 estados brasileiros, com mais de 1.700 clientes ativos. A companhia possui programas rigorosos de Compliance, Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados, sendo certificada com as ISOs 27001 e 27701. Outra prioridade da Tecnobank é o bem-estar, a saúde e a segurança de seus colaboradores, o que lhe rendeu quatro prêmios de melhor empresa para trabalhar, em 2020 e 2023, e o quatro selo consecutivo, em 2023, do Great Place to Work (GPTW).
Da Central Press