Tecnologia contribui para eficiência de serviços de limpeza pública em Toledo

    O uso da tecnologia está contribuindo para o aumento da eficiência e celeridade nos serviços de roçada e varrição. Por meio de um tablet, o fiscal da Diretoria de Limpeza Pública, da Secretaria da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, está conseguindo, por meio da plataforma GeoPortal, identificar quais imóveis pertencem ao Município de Toledo e qual providência deve ser tomada a partir disso.

    O diretor do setor, Adriano Siega, destaca como a tecnologia tem contribuído com a celeridade no atendimento às demandas da população. “Quando recebemos o protocolo solicitando roçada e varrição de terrenos baldios, acionamos nosso fiscal para conferir in loco a situação e ele, com o tablet na mão, verifica se o proprietário daquele imóvel é o município. Caso seja, verificamos se este serviço está no cronograma de serviços da empresa que presta este serviço: se estiver, informamos que este será realizado em breve; caso não esteja, aí incluímos o local na programação e respondemos que o pedido será atendido o quanto antes possível”, explica.

    Adriano comenta que há quatro equipes que fazem a roçada e oito equipes de varrição que atendem a todos os imóveis pertencentes ao município. “O tempo para as equipes girarem o município realizando o serviço de roçada, irá depender de cada tipo de frente de trabalho: fundo de vales, praças, parques, avenidas, calçadas ecológicas, terrenos baldios, entre outras. Para ficar num exemplo: os lotes baldios seguem uma programação, em condições normais, de um corte a cada 30 dias. Este período aumenta significativamente em épocas do ano com situações climáticas adversas, como a atual, com chuvas frequentes e esparsas, pois há uma queda na média de terrenos atendidos”, pontua.

    O diretor salienta que o tablet auxilia para impedir situações de desperdício de tempo e recursos. “Sem este dispositivo, preparado pelo Departamento de Informática com acesso à internet móvel, nosso fiscal, para saber se determinada área pertencia ou não à prefeitura, precisava ficar indo e voltando para o Paço Municipal ou ligando para o administrativo do setor em cada incursão. Agora ele mesmo pode dar seguimento ao protocolo”, compara. “Estamos em 2023 e é necessário adotar de vez a tecnologia no nosso dia a dia, abrindo mão gradativamente do papel. O Valdecir, nosso fiscal, é servidor há muitos anos, tem uma memória muito boa e, mesmo assim, precisa às vezes fazer essa consulta, que agora pode ser feita enquanto a diligência é realizada. Outra vantagem é que, numa situação em que ele estiver de férias, por exemplo, qualquer membro da nossa equipe poderá realizar este trabalho”, comenta.

    Da Prefeitura de Toledo

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