Sistema Municipal de Ensino de Toledo passa a ter Referencial Curricular Próprio

A educação toledana escreveu na tarde de quarta-feira (20) mais uma importante página de sua história. Com a presença de autoridades políticas e educacionais, foi realizado, na sede da Secretaria Municipal da Educação (Smed), o lançamento oficial do Referencial Curricular Próprio do Sistema Municipal de Ensino de Toledo.

Na ocasião, membros da equipe técnica da Smed apresentaram detalhes do documento, que está dividido em dois volumes [um voltado para a Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental/Anos Iniciais (1º ao 5º ano)]. O conteúdo das publicações é fruto de um amplo debate por meio de consulta pública na qual o conjunto da população foi ouvido, bem como em grupos de trabalho formados por profissionais da área e que foi validado durante a Conferência Municipal da Educação realizada no fim de agosto.

Além de aspectos gerais, os documentos contém fundamentos teóricos e componentes curriculares de 12 segmentos: Arte, Ciências, Computação, Educação Especial, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Robótica Educacional.

Sua elaboração teve início em junho de 2022 durante a formação continuada a professores de escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis), quando se percebeu a necessidade de se elaborar um currículo próprio, em atendimento à Deliberação n.º 01/2019, do Conselho Municipal da Educação (CME).

A partir desse debate, observou-se que as propostas pedagógicas – geral e específica de cada disciplina – também precisavam ser reformuladas, levando em conta as demandas relacionadas às tecnologias, como o letramento digital e o uso mais eficaz dos dispositivos tecnológicos viabilizados e disponibilizados pelo programa Aluno Conectado. Em 2023, durante os meses de abril, junho e julho, ocorreu um processo de formação e colaboração, envolvendo professores, coordenadores e diretores das unidades da rede municipal de ensino, trabalho coletivo cujo resultado foi apresentado na Conferência Municipal da Educação.

MARCO HISTÓRICO – Os educadores diretamente envolvidos na elaboração do documento observaram que o documento lançado foi resultado de uma construção coletiva. “Hoje é um dos dias mais importantes para a nossa educação, por ser o primeiro referencial curricular da história de Toledo, um processo que contou com a colaboração de dezenas de profissionais da área. Foi uma honra fazer parte deste trabalho”, explica o professor formador para a elaboração do Referencial Curricular Próprio do Sistema Municipal de Ensino de Toledo, Renato Guerreiro.

A secretária da Educação Marli Gonçalves Costa destacaram a importância histórica que este documento representa para a educação toledana. “Promover este evento é uma forma de homenagear aqueles que se dedicaram, que não pensaram pequeno. Toledo não pode se permitir pensar pequeno. No início do ano letivo, todos receberão um exemplar do referencial, onde aparece o nome de todos que participaram, um reconhecimento a quem fez algo histórico”, comenta a secretária.

Na ocasião, o prefeito Beto Lunitti falou do orgulho que estava sentindo dos quase 2.000 servidores da Educação. “Esse trabalho nos recorda que não queremos só uma educação de qualidade, mas uma educação com excelência. Nossos educadores já compreenderam que é a partir de Toledo que acontecem as transformações que o Brasil e o mundo almejam”.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.