Sicoob cultiva a educação financeira desde a infância

Estimated reading time: 4 minutos

O Sicoob, instituição financeira com mais de 8,3 milhões de cooperados, promove a educação financeira infantil de forma lúdica ao longo do ano por meio de ações coordenadas, nacionalmente, pelo Instituto Sicoob. Apenas no primeiro semestre de 2024, mais de 4,1 mil escolas se inscreveram no Concurso Cultural, com potencial de beneficiar 484.410 alunos do Ensino Fundamental I e II.

Além do Concurso Cultural, o Instituto Sicoob tem programas continuados de Educação Financeira, Cooperativista e Empreendedora. O Programa Financinhas, em 2023, beneficiou mais de 25 mil crianças e jovens por meio do programa Financinhas nas Escolas e mais de 395 mil crianças e jovens por meio de atividades com a Coleção Financinhas. Já o Programa Cooperativa Mirim, em 2023, beneficiou cerca de duas mil crianças e jovens por meio de 54 Cooperativas Mirins.

Louize Pereira Oliveira, supervisora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob, destaca o papel crucial dos programas do Instituto Sicoob na formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro. “As atividades estimulam habilidades como trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas e pensamento crítico, úteis em todas as etapas da vida”, afirma.

As iniciativas também demonstram o compromisso da instituição em construir um futuro mais próspero e sustentável, investindo na educação financeira das novas gerações. Ao plantar a semente do conhecimento financeiro desde cedo, o Sicoob contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, capazes de tomar decisões financeiras responsáveis e construir um futuro sólido para si mesmos e para a comunidade.

Com programas, o Sicoob reforça seu papel como agente de transformação social, indo além dos serviços financeiros tradicionais e investindo no desenvolvimento integral das crianças e jovens. A educação financeira, aliada aos valores do cooperativismo, torna-se uma ferramenta poderosa para a construção de um futuro mais justo e equilibrado para todos.

Conheça mais

– Financinhas nas Escolas: faz parte do Programa Financinhas e foi lançado em 2021. É voltado para crianças de 6 a 10 anos do Ensino Fundamental I. Aborda a educação financeira na infância, incluindo valores como cooperação e senso de comunidade, para estimular bons hábitos financeiros e de cidadania. Em 2023, 25.375 crianças e jovens foram beneficiados com ações online e presenciais. Saiba mais em: financinhas.institutosicoob.org.br.

– Coleção Financinhas: os livros da Coleção Financinhas, que integram o Programa Financinhas, abordam conceitos sobre educação financeira para crianças e jovens de 6 a 12 anos e estão disponíveis em português, inglês e espanhol, bem como em Libras. De forma lúdica e inteligente, as histórias apresentam reflexões que contribuem para a formação de gerações bem-informadas e aptas a tomar decisões conscientes, sustentáveis e derivadas da responsabilidade que o uso do dinheiro exerce nos processos relativos às finanças. Em 2023, 395.022 crianças e jovens foram beneficiados por meio de atividades com a Coleção Financinhas, como: leitura mediada, teatro, oficinas e rodas de conversa. Saiba mais em: institutosicoob.org.br/colecaofinancinhas.

– Programa Cooperativa Mirim: lançado em 2012, introduz os princípios do cooperativismo para crianças e adolescentes de forma prática e divertida. Os jovens aprendem sobre colaboração e economia solidária, desenvolvendo habilidades essenciais. Mais de 8,4 mil crianças e jovens já participaram do programa. Saiba mais em: cooperativamirim.institutosicoob.org.br.

– Concurso Cultural: lançado há 13 anos, envolve escolas, alunos e a comunidade na promoção da cultura da cooperação. Incentiva a produção textual sobre temas da realidade próxima, fomentando práticas cooperativas nas escolas. Já contou com mais de 704 mil participações. Saiba mais em: https://concursocultural.institutosicoob.org.br.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.