Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos iniciam segunda (13)

Iniciam-se nesta segunda-feira (13) as atividades deste ano dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) que estão sob gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Ao todo, são 11 equipamentos públicos que se destinam a públicos de diversas faixas etárias, sendo nove para crianças e adolescentes e dois para pessoas idosas.

O Núcleo de Atendimento da Criança e Adolescentes (Naca), no Jardim Paulista, e as unidades sociais dos bairros Coopagro e São Francisco) são destinadas para pessoas na faixa etária dos 6 aos 14 anos. Quem tem entre 13 e 17 anos, pode participar das atividades do Florir Toledo e, para os adolescentes de 15 a 17 anos, os cinco Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em funcionamento na cidade (Vila Pioneira, no Jardim Europa, no Jardim Coopagro, no Jardim Panorama e no Jardim Santa Clara IV) contam com uma unidade do Projovem. Por sua vez, a população idosa, com 60 anos de idade ou mais, tem acesso a duas unidades do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) na Vila Pioneira e no Jardim Coopagro.

Todos estes equipamentos constituem-se como espaços de acolhida e garantia de direito, tendo como público-alvo pessoas cujas famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, em sua maioria inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. “Algumas crianças, adolescentes e pessoas idosas que estão inscritas para as atividades em 2023 já estavam conosco no ano passado e seguirão participando do SCFV. Porém, ainda temos vagas abertas e pessoas que tiverem interesse em participar podem procurar o Cras do seu território para obter mais informações”, recomenda a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da SMAS, Camila Taiara Perachi.

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolvem diversas ações objetivando a constituição de espaços de convivência, formação para a cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia. Para se alcançar estes objetivos, são realizadas intervenções pautadas em experiências lúdicas e culturais como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

Incentivo – Os adolescentes que participam das atividades do Florir Toledo e do Projovem iniciarão as atividades em 2023 com uma dose extra de incentivo. A bolsa paga mensalmente a cada um deles, que antes era de R$ 130,00, subiu para R$ 200,00, um aumento de 53,85% autorizado pela Lei “G” nº 2.527/2022.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.