Senai Paraná está entre os três melhores do Brasil na WorldSkills Shanghai 2022

Dezenove jovens em dezessete diferentes ocupações. Juntos, mas cada qual em suas respectivas modalidades e acompanhados de seus experts treinadores do Senai Paraná, colocaram o estado no topo do ranking nacional, mostrando para o Brasil a força e a competência técnica de quem se dedica e busca alcançar seus objetivos. Como resultado, nada menos do que quatro medalhas de ouro, seis de prata, oito de bronze e 18 troféus durante a etapa nacional da WorldSkills Shanghai 2022 que, em decorrência da pandemia de covid-19 foi cancelada pela primeira vez na história.

Em reconhecimento às habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade, o Senai Paraná realizou, na quinta-feira (22), no auditório da sua unidade na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a cerimônia de encerramento da etapa nacional do maior torneio de formação técnica profissional do mundo, a WorldSkills International – edição Shanghai 2022.

“Marcamos esse momento em agradecimento. Vocês nos orgulham muito e seguimos preparando os novos alunos para a nova competição, mostrando toda a potência do nosso estado e do nosso país para o mundo, com um trabalho focado na indústria”, disse Fabiane Franciscone, superintendente Sesi, IEL e diretora regional do Senai Paraná na Fiep, aos medalhistas do Senai Paraná durante a cerimônia de encerramento da etapa nacional da competição no estado.

“Este resultado tão significativo é uma grande satisfação para todos nós. Meu reconhecimento a vocês, alunos competidores do Senai Paraná e também aos seus familiares que os incentivaram para esta participação. Podem ter certeza de que os filhos de vocês farão a diferença na indústria do Paraná, do Brasil e quiçá no mundo”, ressaltou Sidinei Rossi, gerente executivo de Educação do Sistema Fiep. “Sabemos que esses profissionais estão muito bem colocados no mercado de trabalho e fazem a diferença nas organizações em que estão inseridos. Competições como estas só fazem com que se desenvolvam cada vez mais”, acrescentou.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills International é a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.

Nas últimas edições desta importante Olimpíada do Conhecimento o Brasil tem se consagrado entre os grandes países vencedores, figurando no top five do ranking mundial da competição e o estado do Paraná, por meio do Senai, não fica de fora. Há algumas edições a instituição tem carimbado a sua participação no mundial, mostrando que o Senai Paraná está no caminho certo na formação de excelentes profissionais para o mercado e para a indústria.

RELEVÂNCIA – O medalhista de ouro na modalidade “Modelagem de Protótipos”, João Alexandre Fogaça, destacou a relevância da estrutura do Senai durante a preparação e, também, para a competição.

“O meu grande processo com o Senai foi durante a competição. Um processo de confiança mútua que me possibilitou conquistar todas estas medalhas”, disse Anne Louise Paiva Calamucci, medalhista de ouro da Seletiva WorldSkills na ocupação de Arte Digital para Games 3D e medalhista de ouro na World Skills Américas em Arte Digital para Games 3D. “A WorldSkills foi muito importante e foi o que mais me deu oportunidades de profissionalização. Durante todo o processo de treinamento eu acabei aprendendo e tendo muita experiência, fazendo muito networking e isso me abriu várias oportunidades, inclusive onde eu estou hoje, na Afterverse Games, trabalhando com o jogo PKXD, com 40 milhões de usuários mensais”, acrescentou.

E para o próximo competidor paranaense que vai disputar a vaga de melhor do Brasil e do mundo em Arte Digital 3D para games, Anne dá uma dica: “E usou uma pessoa muito sonhadora e sempre levo os meus sonhos como meus objetivos. Eu quero dizer que a próxima pessoa que vai estar no meu lugar não desista; seja resiliente e saiba que vale à pena; o grande prêmio não é a medalha; não é o fim. Mas é durante todo o processo”.

CURITIBA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.