Seminário promovido em Toledo discutiu a importância da arborização urbana
Mais de 100 pessoas participaram do Seminário ‘Arborização – a cidade que temos e a cidade que queremos’, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Toledo (SMMA) em parceria com o Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS Toledo). O evento aconteceu nesta quarta-feira (14) no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste Campus Toledo) e reuniu representantes dos municípios de Toledo, Assis Chateaubriand, Cascavel, Pato Bragado, Santa Helena, Matelândia, Santa Maria do Oeste, Nova Santa Rosa, Guaíra e Foz do Iguaçu.
O evento faz parte da programação da Semana da Árvore de 2022 e trouxe para o debate vários assuntos relacionados à importância da arborização urbana, os ganhos sociais, paisagísticos, ambientais, econômicos e relacionados à qualidade de vida da população que estão relacionados com a arborização. Na oportunidade também foram apresentadas situações reais de desrespeito às normas e ao meio ambiente com imagens de podas drásticas e as consequências legais dessas ações.
Estiveram presentes representantes de diversos órgãos e entidades. Em sua fala, o secretário do Meio Ambiente de Toledo, Júnior Henrique Pinto, acolheu os visitantes e destacou a importância do evento. “Aqui serão aprofundados os temas importantes sobre a temática. Aqui as discussões devem ser alinhadas para sairmos com diretrizes e discutir o que faremos daqui para frente. É preciso retomar o Plano de Arborização e alinhar o que chega à Prefeitura, ao Conselho de Meio Ambiente e à Promotoria em uma linguagem única”, disse.
O secretário ainda agradeceu ao Núcleo ODS, coordenado em Toledo pelo servidor público municipal Dielson Pickler, por ter fomentado o encontro. “Além disso, é preciso destacar e agradecer os palestrantes, à Unioeste e demais órgãos. Estamos todos aqui imbuídos em realizar o melhor”. Júnior, no evento, representou o prefeito Beto Lunitti que está em viagem oficial ao município catarinense de Palhoça.
Plano de Arborização – Os diversos palestrantes e debatedores trouxeram apontamentos que reforçaram a necessidade e a importância de um Plano de Arborização bem elaborado. Toledo é o primeiro município da região a contar com um planejamento nesta área. Publicado em 2012 e disponível no site da Prefeitura, na época constavam 90 mil árvores nas vias públicas, das mais diversas espécies. O seminário sobre arborização marca o início das discussões para a revisão deste plano.
Presenças – Para a abertura do evento foi composta uma mesa de honra que contou com a presença do secretário de Meio Ambiente de Toledo, Junior Henrique Pinto; do presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin; do diretor do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), Volnei Bisognin; do diretor do Campus de Toledo da Unioeste, Remi Schorn; do coordenador do Núcleo ODS Toledo e organizador doevento, Dielson Kleber Pickler; do chefe do Escritório Regional de Toledo do IAT, Taciano César Freire Maranhão; do presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Julio Daniel do Vale; e do diretor do Jovem Empreendedor e representante da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Lucas Fernando Rodrigues.
Da Prefeitura de Toledo