15º Seminário de Fiscalização do Crea-PR reuniu profissionais do Estado

Estimated reading time: 4 minutos

Toledo é sede do 15º Seminário de Fiscalização do Crea-PR. O evento – que acontece nas instalações do Olinda Hotel e Eventos – teve início na manhã de quarta-feira (30) e encerra nesta quinta-feira (31). O Seminário é uma realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e reuniu profissionais de todo o Estado.

Segundo a gerente do departamento de fiscalização do Crea-PR, a engenheira ambiental Mariana Alice de Oliveira Maranhão, o evento é uma maneira de promover a integração da equipe de fiscais do Crea-PR, assessores, analistas, integrantes da presidência do Conselho, inspetores, gerências, conselheiros entre outros. “É um momento para tentar pensar, aprender um pouco mais, para prover o aperfeiçoamento das atividades do dia a dia, além de gerar a integração das equipes do Estado”.

Mariana pontua que os profissionais do Crea-PR fiscalizam desde a engenharia civil, a elétrica, a mecânica, entre outras e, com isso, é preciso conhecer um pouco de cada uma. Ela destaca que o Seminário acontece anualmente e, geralmente, no fim do ano – pois marca o fechamento do ciclo de trabalho. Essa edição reuniu aproximadamente 115 profissionais do Crea-PR.

PRÊMIO DE INOVAÇÃO DAS FISCALIZAÇÃO – “Nesta quinta-feira (31), acontece o Prêmio Inovação da Fiscalização – que consiste na apresentação dos pilotos de propostas que foram colocadas em prática. Isso é muito interessante, pois traz as ideias que deram certo e também aquelas que não lograram êxito e tudo isso permite aprendizado”, exemplifica.

Em relação ao Oeste, Mariana cita que o agro é destaque, pois existem situações que acontecem na região e acabam servindo como base para outras regionais. “Um exemplo é a piscicultura que aqui no Oeste é muito forte, algo que na Capital não é. Com isso, surgem demandas de fiscalização que são repassadas paras as demais regionais e isso amplia os conhecimentos, as experiências e as trocas de informações”.

PALESTRAS – A programação do 15º Seminário de Fiscalização do Crea-PR também envolve a realização de palestras. Entre os temas propostos, Mariana cita a atividade de fiscalização de sinistro e ética profissional; inteligência artificial – o que pode ser usado no cotidiano para facilitar tarefas diárias; treinamento prático sobre vasos de pressão/autoclave – os aspectos jurídicos do processo de fiscalização, entre outros.

IMPORTÂNCIA DO TRABALHO – “Nosso slogan deste ano é ‘Quem fiscaliza cuida’. As profissões do Crea estão presentes no dia a dia de todo mundo: desde acender a luz de casa – já tem alguma coisa ali que engenharia precisou fiscalizar; ao tomar uma água – tem a extração da água da fonte mineral lá, também tem a parte da engenharia da geologia que faz parte do sistema; o alimento para estar na mesa também precisou do acompanhamento do profissional da agronomia. Muitas vezes, as pessoas não sabem que tem que ter um profissional por trás de algumas atividades. A nossa fiscalização vai atrás de ver a atividade técnica, se tem um profissional realmente habilitado, um portal responsável por assumir aquela atividade, pois a fiscalização visa promover mais garantias e minimizar as chances de riscos, ou seja, é uma atuação fundamental”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.