Semana do Brasil promete aquecer o comércio em setembro
A geladeira antiga que precisa trocar, a televisão nova para o quarto dos filhos, o notebook mais potente para o home office e o celular de última geração podem estar mais perto do consumidor. É que no início do mês de setembro o comércio se mobiliza para a Semana do Brasil, um período onde as lojas oferecerem promoções e descontos em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
A campanha é popularmente conhecida como Black Friday verde e amarela. A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) é uma das apoiadoras da campanha Semana do Brasil, movimento que promete aquecer o comércio entre os dias 3 e 13 de setembro.
“Esta ação é uma iniciativa que une o poder público e o setor privado e tem como objetivo aquecer a economia do país em um esforço conjunto de retomada das atividades econômicas, sendo um estímulo às vendas, ao emprego e à economia”, explica a diretora de comércio da Acit Francielle Rezzadori.
Neste movimento, a Acit disponibilizou gratuitamente o material informativo e de publicidade sobre a campanha para os estabelecimentos. “Acredito que muitas empresas vão participar da campanha. Precisamos de vendas e de união. É um momento crítico e precisamos movimentar o comércio”, complementa Francielle.
ATRATIVOS – O economista Jandir Ferrera de Lima explica que essas semanas promocionais têm sido um instrumento para fortalecer o comércio, em especial os estabelecimentos locais. Nesse sentido, além dos preços, prazos e condições de pagamento, o empresário pode utilizar outros recursos para atrair os consumidores. “É importante que o comércio local tenha outros atrativos como espaços de lazer, musicalidade e outros serviços que podem ser agregados ao comércio para que o consumir tenha algo além da experiência de compra”.
E na hora de fazer as compras o consumidor deve estar atento aos preços dos produtos. O economista reforça que mesmo em períodos promocionais é preciso pesquisar, porque entre as lojas podem haver diferenças de valor de um mesmo produto e também de parcelamento, porque os juros são diferenciados.
“O ideal é procurar os preços das mercadorias antes do período promocional. Infelizmente, ainda há empresas que mantém os mesmos preços no período promocional, mas fazem um publicidade diferenciada, e há aquelas que dão descontos fantasiosos. Por isso, o consumidor tem que estar atento ao preço antes e durante o período promocional e pesquisar sempre”, esclarece.
O economista Jandir Ferrera de Lima lembra também que o consumidor deve se preocupar com o pós venda. Ele explica que há mercadorias que podem exigir manutenção ou instalação diferenciada, como aparelhos de ar condicionado e máquinas lavadoras e secadora de roupas.
“Em alguns casos, algumas empresas oferecem o serviço de instalação como cortesia, como um extra para facilita a venda. Outras empresas não fazem esse serviço. Por isso que a assistência no pós venda é muito importante para os consumidores em determinados produtos”, comenta.
PRUDÊNCIA – Como em todo período promocional, o consumidor deve estar atento as ofertas e anúncios na internet, principalmente nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens. Lima lembra que ninguém está isento de golpes, por isso muita prudência ao receber ofertas e promoções nesses canais.
“Desconfie de promoções muito diferenciadas. O consumidor também deve tomar cuidado com boletos falsos. Há uma grande circulação desse tipo de material. Deve-se olhar sempre quem é o beneficiário do boleto; se é a empresa ou a razão social da empresa que você comprou”.
Outra orientação do economista é com relação ao orçamento pessoal. Parcelamentos muito fragmentados no cartão de crédito, boleto ou cheque especial podem estimular o consumidor a perder o controle das suas compras.
“O cartão de crédito deve ser sempre usado com parcimônia. Lembrando que o crédito bancário e das cooperativas de crédito é mais barato que o crédito das lojas de departamentos Em muitos casos é melhor buscar um financiamento bancário para as compras do que financiar direto na loja. Contudo, vale lembrar que comprando a vista sempre é possível negociar descontos vantajosos”, conclui o economista.
Da Redação
TOLEDO
Comentários estão fechados.