Segurança Alimentar: Restaurantes populares voltaram em 2021 com novidades
Devido à reforma da Cozinha Social, os Restaurantes Populares permaneceram por um longo período sem oferecer comida de qualidade aos toledanos. Em 2021, após um esforço da gestão municipal, em julho o trabalho foi retomado, com a reabertura das unidades do Jardim Coopagro, do Bairro São Francisco, da Vila Boa Esperança e do Jardim Europa, servindo aproximadamente 1.200 refeições/dia. Em agosto, foi a vez do trabalho recomeçar na Vila Paulista e Jardim Panorama II, com mais 600 almoços em média por dia.
O último a reabrir as portas aos munícipes foi o do Jardim Gisela, em outubro. De acordo com o diretor de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Bazei, a ação, enquanto política pública, representa mais qualidade de vida, por meio de uma alimentação adequada, além de reforçar a cadeia produtiva, pois os alimentos servidos são adquiridos do pequeno produtor e da agricultura familiar. “Movimenta a economia e permite que as pessoas tenham acesso a um alimento mais saudável, produzido com acompanhamento nutricional”, afirma Bazei.
Com as sete estruturas, aproximadamente 2.100 almoços são oferecidos à população e mais uma unidade deve ser colocada em funcionamento neste ano. No ano passado, em reunião com a comunidade, a administração municipal anunciou a instalação de um Restaurante Popular no Jardim Independência até o mês de março de 2022, notícia bastante comemorada pelos moradores, pois será o primeiro equipamento público a ser instalado no bairro.
A volta dos atendimentos nos demais – Panorama II, Europa e Boa Esperança e Paulista – acontece em 14 de fevereiro. Outra medida tomada pela atual administração foi o valor único por refeição. Todos os usuários pagam R$ 4,00 pelo almoço.
Para o prefeito Beto Lunitti, os restaurantes populares, além de oferecer uma alimentação saudável, fortalecem os diversos setores. “É algo que vai além de simplesmente servir um prato de comida, é a economia girando, são as famílias dos pequenos produtores fornecendo seus produtos, são trabalhadores que manipulam com carinho esses alimentos, os motoristas distribuindo as refeições. É a economia a favor da vida”, comentou.
Atendimento em janeiro – Uma das principais novidades em relação aos restaurantes populares foi a manutenção dos atendimentos em janeiro em quatro unidades. Tradicionalmente, eles permaneciam fechados durante o período considerado de férias. Em 2022, a Secretaria de Administração optou pela experiência e elencou alguns pontos estratégicos, sendo eles os Jardins Gisela e Coopagro, Vila Paulista e São Francisco. “Estamos servindo uma média de 1.200 refeições/dia nestes quatro pontos e tem sido uma experiência bastante gratificante, pelos relatos que recebemos dos usuários”, explica Bazei.
O diretor ainda reforça que não são só os frequentadores dos restaurantes que comemoraram. De acordo com Bazei, os fornecedores também relatam que a manutenção da entrega dos produtos à Prefeitura é um complemento da renda. “Movimenta a produção familiar e garante mais dinheiro no caixa das pequenas propriedades”, aponta o diretor.
Comentários estão fechados.