Secretaria de Esportes retoma o Programa Idoso em Movimento
Criado em 2013, o Programa Idoso em Movimento recebeu em 2016 o Prêmio Cidades do Esporte como melhor política pública de esportes e lazer para idosos do Brasil e o Prêmio Gestão Pública do Paraná. Nesta sexta-feira (04), no auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo, foi anunciado o retorno das atividades do Programa.
A cerimônia organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) contou com a presença do prefeito e de representantes da Secretaria de Saúde, da Cozinha Social, dos grupos de idosos e de apoiadores do projeto. O Programa Idoso em Movimento visa atender os idosos do município viabilizando meios que valorizem a promoção da saúde, a integração social e o lazer dos grupos.
A origem
Até o ano de 2012, o atendimento à pessoa idosa em Toledo era exclusivo da Secretaria de Assistência Social, que realizava o acompanhamento através dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIs).
Em Toledo, também se concentram 38 grupos de idosos, organizados em entidades sem fins lucrativos, que reúnem-se semanalmente ou mensalmente para a realização de atividades sociais que envolvem jogos de mesa, momentos de oração e integração social.
Devido à urgência de atenção a esse público, que abrange aproximadamente seis mil idosos, surgiu a necessidade de unir diversos setores na busca de soluções conjuntas. Foi neste contexto que foi iniciado o trabalho da Secretaria de Esportes e Lazer para atender como Política Pública esse segmento da população.
Público
A expectativa de vida, segundo o último censo do IBGE, gira em torno de 82,39 anos. Essa mesma análise estima uma população de 20.136 idosos no município de Toledo.
Propósito
A Secretaria de Esportes pretende oferecer atividades físicas e recreativas com vistas à promoção da saúde, de acesso gratuito para a população acima de 60 anos, residentes no município de Toledo, abrangendo aproximadamente quatro mil atendimentos por mês.
Segundo a secretária de Esportes, Marli Costa, o objetivo é resgatar e valorizar o papel social do idoso, seus saberes, experiências e vivências, por meio de ações gratuitas que reforcem a visão do idoso enquanto cidadãos ativos e integrantes das políticas públicas de esportes e lazer.
Uma parceria público privada (PPP) vai oportunizar durante 2021 a realização de atividades no clube Toledão. São inúmeras atividades previstas para os interessados.
Os representantes dos grupos de idosos foram orientados sobre a importância da vacinação, não só contra a Covid-19, mas também da vacina contra a gripe. O prefeito Beto Lunitti disse que todas as vidas são importantes, desde as crianças até os idosos.
“A intenção é que o idoso tenha toda a atenção merecida do poder público, toda condição de estar vivendo com harmonia e muito amor. A política do idoso é parte de uma política para o todo que estamos construindo e reconstruindo para Toledo. A coisa mais importante que temos que fazer é proteger a vida”, orientou Beto.
O prefeito falou para que os idosos darem conselhos para seus filhos e netos para deixar as atividades que se exponham a riscos para outro momento. Informou que na manhã desta sexta-feira o Mini Hospital (PAM) estava com 50 pessoas internadas e com os 15 respiradores sendo usados.
Os idosos foram esclarecidos sobre o Programa de Apoio aos Grupos de Idosos legalmente constituídos. Da participação da Cozinha Social no apoio e fornecimento de alimentos de boa qualidade e daqueles direto dos pequenos produtores de Toledo.
Dúvidas foram sanadas e orientações dadas para que essa política pública aconteça.
Da Prefeitura de Toledo-PR
Comentários estão fechados.