Secretaria de Educação rondonense aplica avaliação diagnóstica

Resultados serão utilizados como subsídio para reorientar práticas e propostas pedagógicas

A Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon, através de sua equipe de assessoria pedagógica, iniciou no dia 1º de março as aplicações das avaliações diagnósticas: Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (SARE), conforme previsto no Decreto nº 356/2022, de 13 de setembro de 2022. A previsão de término das atividades é até 20 de março, nas turmas dos 2º aos 5º anos e EJA.

O sistema de avaliação, o SARE, poderá oferecer indicadores para a Secretaria de Educação com vistas a reorientar práticas e propostas pedagógicas, contribuindo para o fortalecimento da formação continuada docente, além de subsidiar o planejamento/replanejamento escolar e apoiar ações de recuperação e aprofundamento das necessidades de aprendizagem identificadas a partir dos resultados obtidos.

As avaliações do SARE são realizadas no início dos primeiro e segundo semestres do ano letivo, com a participação de todas as escolas da rede municipal de ensino de Marechal Cândido Rondon.

Foto: Departamento Imprensa mcr

As avaliações diagnósticas são elaboradas pela Secretaria de Educação e têm por base as habilidades do Currículo da Rede Estadual do Paraná (CREP).

As avaliações dos 2º e 3º anos do ensino fundamental são compostas por 20 questões de múltipla escolha e uma questão de resposta construída, de língua portuguesa e matemática. Para os 4º e 5º anos do ensino fundamental, são 30 questões de múltipla escolha e uma questão de resposta construída, de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza, história e geografia. Para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) são 30 questões de múltipla escolha e uma questão de resposta construída, de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza, história e geografia.

Os alunos com transtorno do espectro autista, transtorno de deficiência intelectual, deficiência visual, deficiência auditiva ou deficiência física têm prova adaptada às suas necessidades pedagógicas.

Departamento Imprensa mcr

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.