Secretária de Cultura de Toledo é delegada da Conferência Nacional nesta semana

O Ministério da Cultura (MinC) realiza, até o dia 8 de março, a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento reúne mais de três mil participantes de todo o país, em Brasília. A proposta do evento é debater política públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar a transversalidade nas ações do setor.

As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década. Quem é delegada na Conferência é a secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani. “O evento celebra a retomada da realização da Conferência após dez anos. Do Paraná, somos 40 delegados participando da Conferência, entre as mais de três mil pessoas que participarão da Conferência Nacional”.

FORTALECIMENTO – Rosselane afirma que o objetivo central é promover e debater as políticas culturais com a ampla participação da sociedade. “São políticas que visam o fortalecimento da democracia e garantem os direitos culturais em todos os âmbitos da Federação e de forma transversal com as demais políticas públicas da sociedade”.

De acordo com a secretária de Cultura de Toledo, Conferências Municipais e Intermunicipais foram promovidas no ano passado. Além disso, a Conferência Estadual aconteceu em dezembro de 2023, em Foz do Iguaçu.

Rosselane recorda que as propostas do Paraná foram elencadas dentro dos seis eixos temáticos da Conferência Nacional. São eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5) e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).

A delegada da Conferência Nacional de Cultura explica que todos os eixos terão grupos de trabalho e serão construídas as propostas para a reformulação do Plano Nacional de Cultura. “Nós estamos com uma grande missão nesta semana: construir o Plano Nacional de Cultura. Ele será responsável por nortear as ações deste segmento. É uma honra fazer parte da delegação do Paraná e apresentar as demandas do Estado para construir a política nacional da cultura”, destaca Rosselane.

IMPACTO – O Plano Nacional de Cultura será responsável por guiar as políticas públicas do Governo Federal para os próximos dez anos. A secretária de Cultura de Toledo cita que o evento é uma celebração da cultura e um evento com a participação popular. “Nós teremos a participação de delegados governamentais e delegados da sociedade civil para debater e construir o Plano Nacional de Cultura”, destaca Rosselane.

A secretária de Cultura enfatiza que os delegados do Paraná apresentarão as demandas do Estado. “Queremos colaborar – de maneira efetiva – para a construção dessa grande política nacional em sua retomada. Um momento para fortalecer a política de cultura que tem um impacto gigante na vida das pessoas”, finaliza Rosselane Giordani.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.