Sancionada a Lei que cria o “Professor Pesquisador” em Toledo
O prefeito Beto Lunitti sancionou nesta segunda-feira (19) a Lei Nº 2.530/2022 que institui o Programa “Professor Pesquisador” no município de Toledo. Ele passa a valer a partir de 2023 e consiste na concessão de incentivos e benefícios a profissionais do magistério que pretendam realizar cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado) na área da educação ou relacionados. O objetivo é estimular o aperfeiçoamento, visando a implementação e a melhoria das ações e projetos que integram o sistema municipal de ensino.
São 50 bolsas de especialização lato sensu no valor de R$ 500,00 pelo período de doze a dezoito meses, conforme duração do curso, além do passe livre no transporte coletivo urbano por meio do Programa Toledo + Mobilidade. Para o mestrado, serão ofertadas quatro vagas e os professores selecionados poderão se afastar do trabalho para estudar durante até 24 meses.
“Esse é mais um projeto importante para a Educação, o qual tive a satisfação de sancionar, Professor Pesquisador. Ele faz parte do guarda-chuva do Plano de Governo, que é a rede de proteção ao educando, que se complementa com o Aluno Conectado, o Teia do Saber e a Escola Ativa. Construímos uma política de inclusão, o CIPE é um desses serviços, inclusive que motivou o Prêmio de Gestor Público do Paraná em 2022”, enalteceu o prefeito Beto Lunitti, reforçando seu compromisso com a Educação.
Segundo a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, o Programa Professor Pesquisador busca fortalecer a formação de professores, associando a publicação de pesquisas que têm como objeto o fazer pedagógico e que se voltam especificamente para a realidade municipal de Toledo. “As pesquisas que serão realizadas dentro desse programa terão que envolver a realidade educacional das nossas escolas e dos nossos cmeis, tanto em lato sensu, quanto stricto sensu”, explica a secretária.
Ela acrescenta que o Professor Pesquisador busca atender as metas que estão previstas no Plano Nacional e no Plano Municipal de Educação, onde visa ampliar o número de professores especialistas e, principalmente, professores mestres na rede municipal de ensino de Toledo.
Da Prefeitura de Toledo