Saiba O Que Não Fazer Para Não Levar Uma Advertência No Seu Trabalho!

Levar uma advertência é um medo do colaborador e é importante entender sobre ela para seguir as regras do negócio

Alguns atos dos colaboradores podem fazer com que a empresa aplique uma Advertência No Trabalho e diversas são as dúvidas sobre essa possibilidade. Essas, como seu nome diz, não devem ser vistas como uma punição, mas sim como um modo de alerta sobre uma conduta que não condiz com as regras ou contratos de trabalho.

Você sabe o que é uma advertência, quando ela pode ser aplicada e o que fazer para não receber? Saiba mais e não passe por essa situação!

A advertência no trabalho

Receber uma advertência da empresa é uma forma de ser alertado sobre o descumprimento de regras estabelecidas no ambiente. Esse é um recurso para que os gestores sinalizem o colaborador sobre seu comportamento para que ele possa ser corrigido antes de causar transtornos ou resultados mais sérios.

A advertência pode ocorrer de forma verbal ou escrita e não possui uma previsão explícita na CLT.

O que pode levar a uma advertência?

É claro que, seguindo as regras do ambiente de trabalho, os colaboradores ficam longe das advertências. Porém, muitos são os casos em que elas podem ocorrer e situações que são rotinas do trabalhador podem gerar esse tipo de aviso. Portanto, é importante conhecer as possibilidades para não ter atos que te gerem esse alerta.

Má vontade, desleixo ou desatenção com o trabalho

Se o gestor notar que o colaborador está com preguiça, má vontade, desatenção ou não faz as tarefas como deveria, a advertência pode ser aplicada. É claro que é importante que a empresa entenda o que está acontecendo, afinal, a falta de produtividade pode vir de diversos motivos profissionais ou pessoais.

Porém, se a empresa notar que o trabalhador não se dedica com sua posição ou com tarefas, a advertência é a primeira forma de alertá-lo.

Uso de informações confidenciais da empresa

É comum que as empresas tenham cláusulas sobre confidencialidade em diversos de seus pontos e levar isso para outras pessoas e setores é um erro comum para gerar advertências.

Contar sobre informações pessoais dos gestores, informações estratégicas dos negócios e qualquer tipo de conteúdo sigiloso pode criar uma advertência caso exista regra de confidencialidade no negócio.

Faltas sem justificativa

O trabalhador tem o direito de se ausentar do Trabalho, mas é preciso que ele justifique seus motivos para os gestores ou RH. Portanto, se o colaborador simplesmente não aparecer em seu posto e não se justificar, ele pode receber advertências sobre essa postura.

Prática de jogos dentro do ambiente de trabalho

Os jogos dentro do ambiente, principalmente aqueles considerados de azar, podem gerar advertências ou até mesmo demissão por justa causa a depender do julgamento do empregador e da recorrência da situação.

Uso irregular do uniforme

Nem todas as empresas contam com regras para as roupas dos colaboradores, mas naquelas que definem sobre isso, o funcionário pode levar advertência caso não cumpra com o combinado.

O uso irregular do uniforme, a falta dele ou o uso de peças que não fazem parte do dress code do ambiente pode levar a essa chamada de atenção para o colaborador.

Uso de celular e redes sociais

É normal olhar o celular e checar as redes sociais durante o horário de trabalho, o problema é quando isso passa a afetar o desempenho e é notado queda de produtividade pelos gestores.

Nesse caso, o colaborador também pode levar advertências para ter mais atenção em sua conduta durante seu horário.

A advertência pode virar uma demissão?

Existe um consenso no mercado de que após três advertências pode-se aplicar a suspensão ou demissão por justa causa. É importante dizer que não há previsão na lei sobre esse tópico e a advertência não é um pré-requisito para suspensão ou demissão.

A advertência é de fato um aviso para que o colaborador reveja sua postura e em caso de recorrências ou falta de comprometimento, o empregador pode utilizar a demissão quando bem entender.

Além disso, em casos mais graves e previstos na lei, a justa causa pode ocorrer sem nem mesmo existir advertências para o colaborador.

Sendo assim, a advertência não tem um caráter punitivo, mas segue um teor educativo para que o colaborador molde suas atitudes para se encaixar em seu ambiente.

Você já levou advertências? Aproveite que conhece alguns motivos que podem levar a isso, conheça as regras do negócio em que está inserido e se encaixe da melhor forma no ambiente de trabalho!

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