Sábado de mobilização em UBS e shopping resulta em 2.654 doses aplicadas
Mais de 2.654 doses aplicadas, sendo 1.068 contra a poliomielite. Este foi o saldo da campanha de multivacinação realizada em Toledo no último sábado (22), motivo pelo qual todas as unidades de saúde da cidade abriram as portas para atualizar doses em atraso de pessoas de todas as idades.
A mobilização teve uma novidade importante: a montagem de um ponto de vacinação no Shopping Panambi, onde 216 doses do imunizante contra a pólio foram aplicadas. Com esses números, Toledo atinge cobertura vacinal de 20% contra a pólio – a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo (crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias).
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, expressa preocupação com essa baixa procura. “Do ponto de vista da campanha multidose, o resultado ficou dentro do esperado. Problema é em relação à pólio, pois, anos atrás, só num dia de trabalho alcançávamos 50% da cobertura. De uns tempos para cá, esses índices caíram em razão das fake news e do desinteresse de grande parte dos pais mais jovens. Para eles, a poliomielite deixou de ser uma preocupação, pois, felizmente e graças a sucessivas campanhas de vacinação em massa, não se vê mais por aí pessoas com comprometimentos físicos e neurológicos em razão desta doença”, analisa.
Cleunice informa que a campanha prossegue até 9 de setembro e que todas as unidades de saúde da cidade e do interior possuem doses disponíveis contra a pólio e demais doenças que constam no Plano Nacional de Imunização (PNI). “Queremos ampliar significativamente esta cobertura, pois algumas doenças estão sob controle no Brasil, mas voltaram a aparecer em alguns países. Com vacinação universal e gratuita, não podemos deixar que esse perigo volte a rondar a vida das nossas crianças”, alerta.
Da Prefeitura de Toledo