Rota da Fé do projeto Caminhos do Iguaçu em Medianeira recebe 100% da sinalização rústica

A Adetur Cataratas e Caminhos, juntamente com voluntários, gestores de turismo, associados da iniciativa privada, representantes do ICMBIO e com o apoio da Rede Brasileira de Trilhas realizou na última terça-feira (12) a implantação de 100% da sinalização rústica no trecho de 36 quilômetros da Rota da Fé do projeto Caminhos do Iguaçu, em Medianeira. Em breve, o município receberá as placas de sinalização turística, identificando e direcionando os principais atrativos e empreendimentos deste trecho. A ação contou com as orientações do consultor técnico do Caminhos do Iguaçu e representante da Rede Brasileira de Trilhas, Erick Caldas Xavier.

A Rota da Fé em Medianeira possui 36 quilômetros e compreende desde a Ponte Molhada, na divisa com Missal, próxima ao distrito de Maralúcia e segue até a comunidade de Linha Dourado, divisa com Serranópolis do Iguaçu. A sinalização é em ambos sentidos, tanto norte, quanto sul. A Rota da Fé contempla o turismo religioso de Medianeira, valorizando monumentos religiosos, como o Morro da Salete, igrejas, grutas, priorizando também o turismo rural, os recantos, restaurantes, rios e muita natureza.

De acordo com a coordenadora técnica da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, o projeto irá conectar todos os municípios da região de abrangência da instituição, interligando o Parque Nacional de Ilha Grande em Guaíra ao Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu. “O principal objetivo é o desenvolvimento da região através da atividade turística aliado a conservação do meio ambiente. O projeto também conta com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário. Quatro roteiros fazem parte do projeto como um todo, sendo eles, Rota da Fé, Caminho Coluna Prestes, Rota dos Pioneiros e Caminhos do Peabiru”, destaca.

O prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamim, esteve acompanhando os trabalhos de sinalização. “Esse projeto coloca em destaque nosso município e também os demais municípios, melhora a economia local dando a condição para que essa vocação que o município tem que é o turismo rural e o turismo religioso atraia pessoas, investimentos, recursos e melhora a economia do município. São 36 quilômetros de aventura, paisagens lindas, fé e emoção”, ressalta.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Medianeira, Marcia Hanzen, a sinalização rústica implantada no município segue rigorosamente a metodologia da Rede Brasileira de Trilhas. “Queremos estimular que empreendimentos ao longo do caminho se desenvolvam na atividade turística e passem a fazer parte do contexto do turismo regional como Medianeira hoje está sendo referência nesse projeto”, finaliza.

MEDIANEIRA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.