Robótica garante precisão milimétrica em cirurgias urológicas
Hospital investe na aquisição de robô para realizar cirurgias minimamente invasivas, com menor tempo de internação do paciente, e aposta na qualificação profissional de médicos
A tecnologia associada à saúde está melhorando a eficiência e reduzindo os riscos e até mesmo os custos de procedimentos e tratamentos. A robótica tem sido cada vez mais uma aliada dos profissionais, garantindo mais precisão, agilidade e segurança aos profissionais que realizam cirurgias delicadas em que a exatidão milimétrica atingida pelo robô faz diferença para evitar possíveis sequelas ao paciente.
O Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), investiu na aquisição da plataforma robótica Da Vinci X. As primeiras cirurgias já foram marcadas para o dia 4 de maio e serão de urologia. O robô possibilita uma visão tridimensional, 20 vezes maior que a humana, e deixa os movimentos mais precisos. “Em algumas cirurgias, como a de próstata, isso faz muita diferença, já que a precisão dos braços do Da Vinci X tem potencial de preservar mais os nervos da ereção e os músculos da incontinência urinária, minimizando os riscos, já que são estruturas muito pequenas”, explica o urologista Anibal Branco.
Pesquisas indicam que pacientes apresentam menos complicações de incontinência urinária e disfunção erétil quando feita com o robô, além de reduzir o tempo de internação de três para um dia.
Além das cirurgias de próstata, a robótica é uma grande aliada em cirurgias de tumores renais. Ela possibilita a retirada apenas dos tumores, preservando o rim, inclusive em casos muito complexos, em que outras técnicas exigem a retirada do rim inteiro.
Capacitação
Diante de todos os benefícios que as cirurgias com a plataforma robótica Da Vinci X possibilitam ao paciente, o Hospital Marcelino Champagnat também irá realizar cursos de capacitação em cirurgia robótica. Diferente de outras especializações que só permitem a realização do curso todo de uma vez, o hospital irá realizar a qualificação em três módulos, com professores e mestres dos hospitais Marcelino Champagnat, ABC, Albert Einstein e Sírio Libanês e com diploma emitido pela PUCPR.
O primeiro módulo acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio. Nos dois primeiros dias, serão abordados os temas gerais da cirurgia robótica aplicáveis às especialidades diversas. Já no dia 15, os participantes irão acompanhar uma cirurgia ao vivo (via streaming). Nesta primeira etapa serão apresentados e discutidos os procedimentos de urologia, mas a inscrição neste momento permitirá acesso às aulas específicas da especialidade de interesse dentro do cronograma previsto para os próximos meses: Cirurgia Geral e Aparelho Digestivo, Cirurgia Torácica, Cirurgia Oncológica, Ginecologia.
O segundo módulo do curso possibilitará ao aluno fazer uso do simulador em realidade virtual e assistir a procedimentos e o último módulo será totalmente voltado à prática, com o aluno acompanhando presencialmente cirurgias robóticas e realizando cirurgias com a presença de um proctor (preceptor). “Nossa intenção é difundir a metodologia. Como instituição assistencial, mas também vinculada ao ensino, queremos capacitar cada vez mais profissionais para que os avanços da medicina cheguem ao maior número de pacientes. Como o primeiro módulo é online, é possível fazer de qualquer cidade e os outros serão marcados conforme agenda do aluno, ficando mais fácil a realização e, inclusive, que o paciente atendido por ele seja trazido para operar na nossa instituição”, explica o gerente técnico do hospital, Rogério Fraga.
Da Assessoria
Comentários estão fechados.