Roadshow do Brasil Mais Produtivo chega ao Paraná
O 6º roadshow do Brasil Mais Produtivo foi realizado nesta quinta-feira, 18/07, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de Curitiba (PR). Os empresários paranaenses foram os primeiros da Região Sul a receber o giro nacional do programa, que já passou por Acre, Ceará, Minas Gerais, Pará e Brasília e deve ser apresentado nos 27 estados da Federação.
Elevar a produtividade e a competitividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) brasileiras é a missão central do programa. No Paraná, a gerente da Unidade de Transformação Digital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Adryelle Pedrosa, explicou aos participantes como o programa pode apoiar os empresários. “O Brasil Mais Produtivo está alinhado à Nova Política Industrial (NIB) e oferece assessoria e atendimento personalizado em todas as dimensões do negócio: desde consultoria para melhoria de gestão; passando por atendimentos especializados para redução de desperdício e aumento da eficiência energética e pela capacitação do corpo técnico das empresas”.
Adryelle ressaltou ainda que a inclusão de tecnologias digitais nos processos, principal objeto da Missão 4 da NIB, é a última etapa do programa. “A adoção de novas tecnologias vai favorecer o aumento da produtividade e competitividade dos negócios”, completou.
O diretor técnico do Sebrae-PR, César Rissete, falou diretamente aos empreendedores e ressaltou que o Brasil Mais Produtivo vai auxiliá-los a produzir mais, com menos recursos, e a gerar mais resultados para a sociedade.
“O Paraná é um estado que tem contribuído muito para a produção do país, temos indústrias pujantes e estamos esperançosos do ponto de vista da melhoria de produtividade. A parceria com as instituições tem feito com que a gente leve mais soluções para nossos industriais e acreditamos que vamos avançar”, disse Rissete.
Rissette também comentou que o Brasil Mais Produtivo poderá impulsionar a competitividade, para que as empresas alcancem o mercado externo. “O nosso desafio é fazer com que mais industriais saibam e participem do programa, para aumentarmos a escala de indústrias que sejam mais produtivas no país, para gerar mais emprego, renda e alcançar o mercado internacional”, concluiu.
Evaldo Kosters, diretor financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR), concordou com Rissete e reforçou a intenção de fortalecer os industriais locais por meio do programa. “O Brasil Mais Produtivo é importantíssimo para a indústria do Paraná. Nosso propósito é tornar o Paraná atraente para as indústrias se instalarem. Nesse sentido é importante o aumento da produtividade através da digitalização.”
Brasil Mais Produtivo nas empresas
A empresa Barbieri do Brasil produz materiais para construção civil, está localizada na região metropolitana de Curitiba e participa do programa. O gerente industrial, Nicolás Paolini, participou do roadshow e contou que, a partir das estratégias propostas, conseguiu melhorar a produtividade de uma de suas linhas de produtos.
“Fomos buscar o Brasil Mais Produtivo por dois motivos: trazer conhecimento para a equipe industrial e resolver um problema pontual em uma linha de produtos. Por meio da implementação da metodologia lean, fizemos um estudo no layout, ou seja, na área necessária para fabricação, e aumentamos a produtividade em 30%, diminuímos em 25% o layout, melhoramos os indicadores de qualidade”, afirmou Paolini.
Na opinião do gerente industrial, a relevância do Brasil Mais Produtivo vai além de solucionar um problema das empresas. “O acesso ao conhecimento de práticas inovadoras de mercado para fomento da melhoria contínua dentro da empresa é o ponto principal do programa. Hoje, temos uma equipe que vem nos desafiando a cada dia a fazer melhor, diferente e trazendo melhores resultados”, destacou.
O programa
O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Senai, o Sebrae, a ABDI, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O programa destina R$ 2,037 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil empresas até 2027.
ABDI e o Brasil Mais Produtivo
A ABDI integra a iniciativa desde sua instituição em 2016. Concluída em 2018, a primeira fase beneficiou 3 mil empresas em todo o Brasil. Este ano, o aporte da Agência, de R$ 10 milhões, será direcionado aos atendimentos de manufatura enxuta, eficiência energética e de apoio à transformação digital de médias empresas industriais, bem como às ações de coordenação da comunicação do programa.