Reunião abre caminhos para criar o Conselho de Segurança Rural
Com a realização de reunião preliminar, está aberto o caminho para encaminhar a criação do Conselho de Segurança Rural em Toledo. A proposta foi apresentada em encontro com produtores rurais na sede do Sindicato Rural Patronal de Toledo, em iniciativa que envolveu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana.
O capitão Jimmy Cajuhy Carlesso, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, vinculada ao 19º Batalhão da Polícia Militar, orientou todos os passos para a formação do Conseg Rural. Com o interesse demonstrado pelos produtores rurais, ao lotar as dependências do auditório principal do Sindicato Rural, demonstrou-se manifestação justificada da comunidade rural para criar o conselho de segurança específico para a área rural. Em seguida, deve ser feito o registro da ata desta reunião, contendo o parecer favorável dos membros natos, no caso os representantes das forças de segurança. Futuramente, será definida a área rural abrangente do Conseg e envio da documentação à Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança. Se tudo estiver de acordo, esta coordenadoria deverá autorizar a criação do Conseg Rural de Toledo. Após essa autorização, abre-se edital para registro de chapas interessadas na eleição da diretoria do conselho.
“Com esta reunião, sociedade manifestou esse interesse. E só temos a ganhar, porque encontros como este passam a ser periódicos, tendo mais oportunidades da comunidade se reunir com o comando da Polícia Militar, com a chefia da Guarda Municipal e delegacia da Polícia Civil. O que está em evidência é a força de participação da comunidade no Conselho. Com essa participação, vamos todos trabalhar pela prevenção e combate ao crime de maneira mais assertiva e, num segundo momento, por ser um órgão representativo, poderá o conselho elaborar demandas às autoridades, sejam elas do executivo ou legislativo, municipal ou estadual. Um conselho forte e ativo tem condições de trazer suas demandas de forma mais expressiva”, comenta o capitão.
Para o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, o produtor rural está mais do que interessado no assunto segurança no campo. Com base no relatório da Patrulha Rural, apresentado na reunião, fica evidente que a população residente nesta área precisa deste serviço especializado em se tratando de segurança pública. “A presença dos produtores na reunião mostrou o interesse no assunto. Agradecemos aos policiais que explicaram bem como funciona o Conselho. Acredito que todos devem colaborar para formar essa diretoria”, comenta.
O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Goldoni, que é major da reserva da Polícia Militar do Paraná, motivou os participantes da reunião aos relatar as boas experiências oriundas dos conselhos onde integrou. “O principal benefício é a facilidade que haverá com a ligação entre o proprietário rural e as forças de segurança. Esse conselho fará o elo da ansiedade do que está acontecendo na área rural de uma forma mais ágil para o trabalho das forças de segurança. Isso contribui muito no planejamento das ações”, destaca. Goldoni, que integrou os Conselhos de Segurança de Campo Mourão e de Assis Chateaubriand, acredita que o Conselho de Segurança Rural de Toledo dará respostas mais rápidas ao setor. Ele anunciou no encontro que o governo municipal deve confirmar a formação de uma equipe de patrulhamento rural da Guarda Municipal.
Por fim, o delegado Rodrigo Baptista, manifestou a satisfação da Polícia Civil ao ver o interesse dos participantes no assunto. “Auditório cheio mostra a importância do Conselho e a responsabilidade que ele terá com o atendimento das demandas da comunidade. Venho de uma experiência positiva do conselho em Marechal Cândido Rondon. Com essa adesão e as forças de segurança integradas, teremos resultados extremamente positivos”, disse.
Paulo Weber Junior
TOLEDO