Retomada de imposto para carros elétricos aumenta urgência de concessionárias buscarem atingir consumidor cada vez mais consciente

Com estímulos previstos para indústria nacional, especialistas veem oportunidade para marcas alcançarem maior relevância ao investirem no novo formato de consumo

Com estímulos previstos para indústria nacional, especialistas veem oportunidade para marcas alcançarem maior relevância ao investirem no novo formato de consumo

Com a eletrificação na mobilidade ganhando cada vez mais espaço, o cenário automotivo no Brasil passa por profundas transformações. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), as vendas desse tipo de automóvel quase dobraram em 2022, atingindo 126 mil unidades movidas à energia elétrica vendidas no ano passado. No entanto, em meio a esse boom dos carros elétricos, o setor automotivo se prepara para a retomada do imposto de importação sobre esses veículos. Isso levanta uma série de questões cruciais sobre como as concessionárias brasileiras podem aproveitar as mudanças a seu favor, superar os desafios e manter sua relevância nesse novo momento do mercado.

A isenção do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos está prestes a ser revista até o final do ano, com a publicação da segunda fase da Rota 2030, conhecida como Mobilidade Verde e Inovação. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o governo federal planeja reintroduzir gradualmente o imposto de importação para esses veículos, que estava anteriormente zerado. A medida será implementada em três etapas, restaurando o imposto de importação para carros elétricos ao patamar de 35%, que era praticado em 2015. Para especialistas do setor automotivo, essa retomada dos impostos marca uma virada na era dos preços atrativos e, ao mesmo tempo, estimula a produção de carros elétricos no Brasil.

Apesar da isenção de tarifas ter repercutido no aumento da adoção de tecnologias de propulsão mais limpas, a retomada do imposto vem em resposta à preocupação com a economia e produção da indústria nacional. “Vimos que conceder isenção total de impostos apenas para carros elétricos, sem impor contrapartidas, fez com que houvesse uma desvantagem competitiva entre marcas estrangeiras e nacionais. Por isso, agora é hora de as marcas estabelecidas no Brasil ampliarem seus esforços para estarem preparadas para as oportunidades que devem surgir. E, sem dúvida, sairá na frente quem entender a importância de recalcular a rota, mudar a estratégia e investir com tudo na digitalização para atingir os consumidores de maneira certeira”, pontua o CEO da Dealersites, Cesar Cantarella.

Abraçar a disrupção digital

À medida que o mercado de veículos elétricos se encaminha para uma fase de mudanças, a adoção de estratégias de marketing e vendas, juntamente com a oferta de experiências de compra diferenciadas, se tornam decisivas para as concessionárias manterem a relevância. É nisso que acredita Cesar Canteralla, que atua na startup líder na digitalização do setor automotivo no Brasil e parceira de concessionárias na introdução de soluções tecnológicas. “Apesar dos desafios, a certeza é que o futuro da mobilidade será eletrificado. E as concessionárias que conseguirem navegar com sucesso nessas águas, estarão bem posicionadas para colher os frutos dessa transformação, estabelecendo-se como líderes nesse mercado em constante evolução”, analisa o CEO da Dealersites.

Para se destacar no novo cenário, as concessionárias precisam abraçar a disrupção digital e se adaptar às mudanças. Nesse ponto, as soluções tecnológicas facilitam o processo, ao permitir atender de forma eficaz às necessidades de um consumidor cada vez mais consciente e preocupado com a sustentabilidade. “Conforme a busca por alternativas mais sustentáveis ganha força entre os consumidores, a tecnologia chega como uma aliada para as empresas do setor mapearem e entenderem melhor quem está do outro lado da bancada. As marcas brasileiras que se adaptam rapidamente a essa realidade já estão na vanguarda, prontas para capitalizar essa tendência e fornecer aos consumidores opções alinhadas com suas preocupações”, finaliza Cesar.

Sobre a Dealersites

A Dealersites é uma startup paranaense que atua na digitalização do mercado automotivo. Criada em 2015, a startup tem mais de mil clientes em todo o país. O foco da empresa é atuar na experiência do consumidor, investindo em estratégias de marketing digital para gerar maior conversão para as concessionárias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados, além de realizar um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital – como métricas de analytics – que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.

Da Central Press

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