Quatro Pontes é representado na VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
Foz do Iguaçu sediou, de terça-feira (07) até o dia 09, a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a Fome e Garantir Direitos”.
Foz do Iguaçu sediou, de terça-feira (07) até o dia 09, a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a Fome e Garantir Direitos”. O evento, apoiado pelo Estado, por meio do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), discutiu vários temas, como saúde, combate à fome e estímulo à agricultura agroecológica e orgânica para elaborar propostas à conferência nacional.
Quatro Pontes esteve representado pela a diretora do Departamento de Fomento a Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Mattiely Lamb, também eleita delegada do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) do município.
A Conferência destacou o sucesso das iniciativas desenvolvidas no âmbito estadual e contou com a participação de aproximadamente 500 representantes de todas as regiões do Estado, desde o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseli Pittner, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, agricultores familiares, gestores públicos municipais e estaduais, representantes do governo federal, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Sisan
O Paraná é o Estado com mais municípios integrados ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com 222 adesões, além de outras 30 que estão em análise. Com isso, essas cidades têm acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais. A segurança alimentar está entre os principais focos de trabalho do governo estadual, com inúmeras ações voltadas à parcela de paranaenses mais vulnerável e à população em geral, além de garantia de renda aos pequenos produtores rurais.
As propostas debatidas e aprovadas serão levadas para a Conferência Nacional em dezembro, em Brasília. Neste ano, pela primeira vez, os 399 municípios paranaenses realizaram conferências municipais e, na sequência, foram promovidas 22 conferências regionais.
Presenças
Também participaram da abertura do evento a deputada estadual Luciana Rafagnin; o secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Elias de Souza Oliveira; o vice-reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Rodne de Oliveira Lima; o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Wilson Zonin; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; a representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Gismália Luiza Passos Trabuco; a representante das comunidades quilombolas do Paraná, Neivair de Jesus Gonçalves; o produtor Ramon Stresser Bandeira, representando a juventude rural; o chefe do núcleo regional da Seab em Curitiba, Valdenir Batista Veloso; o chefe do núcleo regional da Seab em Cascavel, Lissandro Veran; a chefe do Desan, Márcia Stolarski; além de servidores do Seagri.
Prefeitura de Quatro Pontes