Quaresma: Crea-PR intensifica fiscalização focada na piscicultura
O período de Quaresma, marcado pelo aumento do consumo de peixe, contará com um trabalho intensificado do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) na fiscalização e orientação focada na piscicultura da região Oeste do Paraná. A Regional de Cascavel realiza esta força-tarefa especial nesta semana (de hoje até sexta-feira).
O desenvolvimento deste trabalho na região se torna muito oportuno tendo em vista a vocação de vários Municípios na produção de peixes, sobretudo tilápias. Os dados mais recentes, de 2023, da Associação Brasileira da Piscicultura mostram o Paraná produzindo 187.800 toneladas de tilápia, 5.3000 toneladas de peixes nativos e 1.000 toneladas de outras espécies como carpa, truta e panga. O Oeste desponta como maior produtor de tilápias, com o ranking liderado por Nova Aurora, seguido por Palotina e Toledo.
O gerente da regional do Crea-PR de Cascavel, Engenheiro Civil Geraldo Canci, explica que a fiscalização neste segmento é contínua, mas o objetivo, neste período do ano é uma intensificação que acompanhe também a acentuada intensidade de consumo. “As fiscalizações têm um objetivo importante, que é garantir que os serviços de Engenharia de Pesca sejam planejados e acompanhados por empresas e profissionais habilitados e registrados no Crea-PR”, explica Canci.
A existência de um profissional capacitado, acompanhando todas as etapas da produção dos peixes, garante, segundo o gerente da regional do Crea-PR de Cascavel, uma operação sustentável, eficaz e lucrativa. “A presença de um profissional habilitado é importante também para o controle de qualidade em todas as etapas do processo de produção, desde a seleção das espécies até o abate, assegurando que os produtos finais atendam aos padrões exigidos pelos consumidores e pelas regulamentações governamentais”, destaca Geraldo Canci.
Os fiscais do Crea-PR verificam, durante as fiscalizações, se os profissionais e empresas atuantes estão devidamente registrados junto ao sistema Confea/Crea e se emitiram a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). “Também observamos se estão realizando os trabalhos de acordo com suas atribuições profissionais e se há a participação efetiva do profissional”, afirma o gerente da regional de cascavel. Diante da inexistência de um responsável técnico, os produtores serão avisados para regularizarem a situação. Se permanecer a irregularidade, uma atuação é, então, realizada.
Crea-PR 90 anos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, que completa 90 anos em 2024, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.