Proteção Animal ensaia mobilização de agosto com ação no São Francisco

A equipe do Programa de Defesa e Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), aplicou, na tarde desta terça-feira (19), doses de vacinas antirrábicas e polivalentes (contra cinomose e parvovirose) em cerca de 40 cães que estão abrigados na casa de uma protetora cadastrada, no bairro São Francisco. A ação é o ensaio da grande mobilização que o setor promoverá em agosto, popularmente chamado de “mês do cachorro louco”, mas que será marcado pela imunização de cães e gatos contra a raiva.

Esta ação foi viabilizada graças à aquisição, pelo município, de 3.000 doses de vacina antirrábica. Boa parte deste quantitativo será aplicado nas próximas semanas em animais que estão aos cuidados das protetoras, nas ruas ou em famílias que estão no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. “A aplicação da polivalente realizada no São Francisco decorreu de um pedido feito na agenda aberta com o prefeito e, para aproveitar a viagem, a equipe da Proteção Animal já vacinou os cachorros contra a raiva. Nosso estoque do imunizante que protege contra a cinomose e a parvovirose não é tão expressivo, mas o de antirrábica é considerável e queremos chegar, em agosto, ao maior número possível de animais”, pontua o secretário do Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto.

Segundo a coordenadora do Programa Defesa e Proteção Animal, Julia Orlando Heiss, o Castramóvel será uma importante ferramenta nesta mobilização. “Estamos elaborando um cronograma para atender todas as protetoras cadastradas no Programa de Defesa e Proteção Animal, estamos traçando um roteiro no qual serão incluídos bairros onde a necessidade for maior a fim de deslocarmos este veículo que terá capacidade operacional para aplicar uma média de 50 doses por dia”, explica.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.