Projeto VIDA Autista promove oficinas socioeducativas, culturais e terapêuticas
Oferecer apoio e suporte gratuito para as famílias cadastradas na instituição visando o bem-estar e o desenvolvimento integral de crianças e de adolescentes com o Espectro Autista são objetivos do projeto VIDA Autista. A ação é promovida pela Associação dos Familiares e Amigos dos Autistas e o lançamento do projeto aconteceu no último sábado (9).
De acordo com a presidente da Associação Tania Bilato, o projeto VIDA Autista vai agregar muito nas ações da entidade. “Na verdade, é um sonho nosso em conseguir oferecer esse atendimento para crianças, jovens, adultos e familiares. Com o projeto, esse sonho se torna uma realidade. Uma luta que começou em anos atrás”.
Tania explica que o projeto acontece a partir do acesso da Associação ao programa de Auxílio Eventual do setor de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional. “Ele vai priorizar as pessoas que estão desassistidas pelas redes pública, privada ou em uma situação de maior de vulnerabilidade social”.
A presidente da entidade afirma que o projeto deve atender – de forma direta – aproximadamente 60 crianças, jovens e adultos com o diagnóstico do espectro autista”. A equipe da Associação realizou a busca ativa das famílias para participação e no total foram registradas 53 famílias interessadas.
OFICINAS – Com duração de dois meses, o projeto oferece sete oficinas socioeducativas, culturais e terapêuticas multidisciplinares, com carga horária de 30 horas, nas seguintes áreas: fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, música, pedagogia, educação física e serviço social.
“Além de contribuir para o desenvolvimento pleno das habilidades e potencialidades das crianças e adolescentes, essas atividades irão promover melhor qualidade de vida e participação ativa na comunidade”, destaca Tania.
O projeto realizará uma abordagem abrangente para o desenvolvimento das habilidades comunicativas, cognitivas e funcionais, além do fortalecimento das diferentes potencialidades de cada sujeito atendido.
A presidente da Associação ainda complementa que a parceria proporcionou a compra de materiais de uso para trabalhar com as crianças e materiais, como mesas e balcões. “Pretendemos iniciar as oficinas neste mês, no máximo até abril”. Tania acrescenta que os participantes serão separados por idade e as oficinas serão promovidas em dias e horários diferenciados.
DIAGNÓSTICO – Em 2023 o CDC – Centers for Disease Control and Prevention divulgou que um em cada 36 crianças são diagnosticadas com o espectro autista no mundo. A Associação de Toledo possui mais de 320 cadastros ativos de pessoas diagnosticadas com o espectro autista em diferentes níveis de gravidade. “As pessoas cadastradas compõem um público de diferentes faixas etárias, porém a maior porcentagem é de crianças e adolescentes e por este motivo o projeto é voltado a este público em especial”.
Estiveram presentes no evento de lançamento toda a diretoria e membros da Associação Vida Autista e as famílias cadastradas para efetivar participação no projeto. Entidades convidadas como a Associação Skate Clube Toledo e Associação de Hip Hop também marcaram presença, ambas interagem com crianças do espectro autistas nos projetos que desenvolvem. Além deles, esteve presente o vereador Roberto de Souza e Milena Ranzani do Espaço Viva Bem, destinado a treinamento Funcional Kids e Psicomotricidade.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria
A entidade
A Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA foi criada em 5 de setembro de 2010, com objetivo de defender os interesses e direitos das pessoas com o Espectro Autista e desde sua fundação desenvolve diversas ações em Toledo nesse sentido. Está sediada na Rua Marumbi 472, Jardim Gisela e os atendimentos às famílias para novos cadastros acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 15h às 18h. Os atendimentos são por voluntárias, em sua maioria mulheres-mães de autistas, com diferentes formações profissionais que interagem com necessidades da Associação. A entidade recebe uma demanda significativa para orientações aos familiares antes, durante e após o processo do diagnóstico. Acompanhe o projeto nas redes sociais @associacaovidaautista.