Projeto de acuidade visual em nível de Paraná é iniciado em Marechal Rondon

Os testes de visão ofertados, gratuitamente, devido a uma parceria entre a ONG Renovatio, governo do Paraná e prefeitura iniciaram, na última quinta-feira (4), no Parque de Exposições de Marechal Cândido Rondon.

Os exames de acuidade visual são realizados nos períodos da manhã e da tarde, junto a uma carreta estacionada ao lado do módulo desportivo, com as crianças que anteriormente passaram por triagem.

Além dos testes feitos pela ONG, também serão disponibilizados gratuitamente os óculos aos estudantes que tiverem necessidade. Os óculos devem ser entregues no prazo de 15 a 20 dias após a encomenda.

DESTAQUE – Cerca de seis municípios em todo o Paraná estão classificados para sediar o projeto e Marechal Cândido Rondon é o primeiro contemplado.

O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, menciona que a Associação Paranaense de Oftalmologia e a ONG identificaram as crianças com alguma dificuldade visual. “Este é um projeto-piloto e escolhemos Marechal Rondon por ser uma cidade bem administrada e pujante”, enaltece.

O prefeito Marcio Rauber destaca que o projeto-piloto é uma parceria entre os governos municipal e estadual e a ONG Renovatio, do estado de São Paulo, que é a maior da América Latina em testes de visão.

“Marechal Rondon se habilitou ao tomar conhecimento, por isso somos o primeiro município a receber o projeto. Mil crianças passaram por exames de acuidade visual, das quais ao menos 200 apresentaram algum indício de dificuldade, então hoje elas passam por exames profundos com oftalmologistas. As crianças que necessitarem de óculos poderão escolher a armação, para em 15 dias receberem os óculos”, frisa Rauber.

SEDEF NOS MUNICÍPIOS – De outra parte, aconteceu a abertura do SEDEF nos Municípios, promovido pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família. A iniciativa descentralizada está amparada na transmissão de informações técnicas no que tange ao funcionamento de programas e projetos executados em convênio com os municípios e como estes podem acessar recursos, com a intenção de melhor atender às cidades e à população paranaense. O público-alvo é formado por prefeitos, secretários municipais, vereadores, advogados, contadores, técnicos da assistência social e conselheiros tutelares.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.