Programa ‘Gestar bem para nascer bem’ promove encontros mensais
Tiveram início as atividades do programa ‘Gestar bem para nascer bem’. A iniciativa visa promover encontro mensais de profissionais da área da saúde com as gestantes do município para levar mais conhecimento e sanar as diversas dúvidas que surgem no período gestacional.
“O programa teve início neste mês de abril e encerra somente em março de 2023”, relata a gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Coopagro, Thais Schmidt Vitali Hermes. “O ‘Gestar bem para nascer bem’ foi criado com o intuito de aproximar mais essa rede de atendimento da área da saúde para que as gestantes possam tirar as dúvidas que podem ficar pendentes dentro dos atendimentos convencionais”.
Thais reforça que os profissionais têm papel fundamental nesse processo. Ela cita que a ideia é promover encontros mensais, para construir vínculos, orientar, sensibilizar e incentivar sobre os cuidadas da gestante e do bebê afim de proporcionar mais acolhimento para as participantes.
ABORDAGEM – Durante os encontros, serão tratados temas como alimentação saudável e nutrição; orientação sobre cuidados e controles de glicemia capilar, mensuração da pressão arterial e administração de insulina; orientação e indicação de exercícios e alongamentos como forma de prevenção à dor em geral e fortalecimento muscular; sensibilização quanto ao processo de nascimento, abordando temas como: tipos de parto, fisiologia e fases do parto normal, a relação entre o trabalho de parto e a dor, identificação e reconhecimento dos sinais e sintomas do trabalho de parto e incentivo ao aleitamento materno, destacando a importância de amamentar e desmistificação de tabus.
Os encontros devem acontecer nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis) do Jardim Coopagro e da Vila Pioneiro. A iniciativa é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde e do Ambulatório Materno Infantil (AMI).
Da Redação
TOLEDO