Programa de Desenvolvimento Estratégico Agroalimentar é debatido em Toledo
A preocupação com o passivo ambiental no município de Toledo tem sido pauta de diversas reuniões entre o Poder Público, produtores rurais, empresas e entidades ligados ao setor do agronegócio. A destinação correta dos dejetos também é objeto de estudo do Programa de Desenvolvimento Estratégico Agroalimentar (PDEAN), iniciativa do vereador Valdir Rosseto.
Na última quinta-feira (8), o parlamentar se reuniu no auditório da Câmara Municipal de Toledo com representantes de cooperativas e entidades do município para apresentar o Programa e sua relevância para o Município.
“O nosso objetivo é implantar na prática; colocarmos o Programa em uma propriedade piloto para que sejam desenvolvidos esses projetos para solucionar o problema do passivo ambiental da melhor maneira e mais correta ambientalmente possível, para que os nossos produtores transformem esse passivo em uma renda para as suas propriedades”, comenta o parlamentar.
Rosseto explica que atualmente, várias propriedades já têm implantados os biodigestores, algumas estão com trituração de carcaça e a proposta do Programa de Desenvolvimento Estratégico Agroalimentar (PDEAN) é incrementar nesse plano piloto a separação do metano do carbono, a produção de spirulina, que é uma alga conhecida mundialmente, e também a separação da barrilha que seria o bicarbonato de sódio. “Mas isso são as nossas ideias que vamos expor junto com algumas empresas, cooperativas e entidades. A ideia é surgir um novo projeto para implantar no município”, explica ao concluir que as tratativas para a implantação do projeto estão em andamento.
Da Redação
TOLEDO