Professora da Unioeste desenvolve pesquisa em parceria com universidade dos Estados Unidos

A professora do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, Andreia Vicente da Silva, realiza uma pesquisa em parceria com a pesquisadora Sarah Wagner, da George Washington University (Estados Unidos), sobre o luto causado pela pandemia de Covid-19, comparando a experiência brasileira e norte-americana.

Andreia Vicente conta que elas se conheceram em 2020, quando integravam o “International Forum on Ethnographies of Death Care and Covid-19”, liderado por antropólogas da University of Melbourne (Austrália) e composto por pesquisadores de universidades de países como a Inglaterra, a França, a Suíça, o Brasil, os Estados Unidos e o México. Desde lá, já participaram de dois outros grandes eventos internacionais nos EUA e na Polônia.

A pesquisa de Andreia analisa os impactos da interrupção e abreviação nos ritos de despedida dos recém-falecidos utilizando os dados das cidades de Toledo (PR) e de Magé (RJ). Sarah Wagner se concentra em dados a respeito das manifestações de memorialização do luto em Washinton. De acordo com as pesquisadoras, em ambos os países, no Brasil e nos EUA, a interrupção dos rituais de morte e luto na pandemia gerou fortes emoções negativas, como tristeza e raiva.

A professora da Unioeste explica que é preciso divulgar as pesquisas produzidas na Universidade dentro e fora do país. “É um trabalho que contribui para melhorar a vida das pessoas e que se soma a muitos outros esforços internacionais para compreender o que vivenciamos durante a pandemia”.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.