Previsão do tempo: Toledo deve ter semana sem baixas temperaturas
Depois de uma semana com temperaturas mais baixas, em Toledo, os próximos dias – segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) – devem ser mais quentes com mínima de 16º e máxima de 29º. Os dias 4 a 9 de junho também está sem previsões de chuvas.
“Há um aumento da nebulosidade nas regiões próximas à divisa com Santa Catarina e fronteira com Argentina, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo Sul do país, mas sem registros de chuvas no momento”, cita o meteorologista do Simepar, Paulo Ricardo Bardou Barbieri. “Na imagem do satélite, observa-se a presença da nebulosidade sobre o estado”.
Nesta terça-feira (4), a previsão de mínima é de 17º e a máxima é de 26º; já na quarta-feira (5) será 16º de mínima e 24º de máxima; na quinta-feira (6) será de 16º mínima e 25º de máxima; na sexta-feira (7) será 16º mínima e 26º máxima; sábado (8) será 17º mínimo e 26º de máxima. A próxima semana também deve iniciar com temperaturas elevadas com mínima de 19º e máxima de 27º.
OUTONO
O outono termina no dia 20 de junho. De acordo com o Simepar, ainda neste mês de junho, o Paraná apresenta diminuição no volume de chuva em relação ao verão devido ao deslocamento das massas de ar frio e seco. A direção predominante do vento médio passa a ocorrer do sul para o norte do continente, favorecendo a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, que tem como característica o ar frio e seco. Com isso, o intervalo entre as chuvas se torna maior e está associado principalmente à passagem de frentes frias.
Os maiores volumes de chuva são registrados nas regiões Sudoeste e Oeste e os menores no setor norte do Paraná. Em geral, maio apresenta um volume de chuva ligeiramente maior que abril e junho.
Ao longo da estação as massas de ar de ar frio e seco com origem na Antártica e/ou sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, ocasionando a diminuição frequente nas temperaturas e períodos frios, com formação de geadas nas regiões Sudoeste, Sul, Centro-Sul e sul dos Campos Gerais e da Região Metropolitana de Curitiba. Além da ocorrência de noites e manhãs frias, a estação registra a formação de nevoeiros. Os veranicos também fazem parte da climatologia do Paraná.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações do Simepar