Prevenção da hanseníase: capacitação reúnes profissionais da saúde

Representantes dos 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde participaram, na terça-feira (31), de uma capacitação sobre prevenção a hanseníase. O evento contempla as atividades da campanha do Janeiro Roxo e foi uma promoção do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e a 20ª Regional de Saúde.

A capacitação foi realizada no teatro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. “Contamos com a participação de aproximadamente 140 profissionais da área da saúde”, salientou a coordenadora do CTA/SAE, Jéssica Leonita Sartor, ao mencionar que os profissionais precisam estar capacitados possibilitando que consigam identificar a doença e assim chegar ao diagnóstico precoce.

A ação teve o intuito de contribuir com a campanha do Janeiro Roxo, a prevenção e o tratamento precoce da hanseníase, bem como somar no aperfeiçoamento dos profissionais. Jéssica destacou que o enfrentamento da doença depende do aperfeiçoamento e implementação plena de políticas públicas e de que cada pessoa faça a sua parte e esteja atento ao próprio corpo, procurando orientação médica em caso de sinais e sintomas suspeitos.

CONHECIMENTO – Um dos temas abordados na capacitação foi o ‘Cenário epidemiológico na 20ª Regional de Saúde’ debatido pelo enfermeiro. Fábio Molina. A Dra. Fabiola Welter Ribeiro falou sobre ‘Hanseníase e Reações Hansênicas: cenário atual’, ‘Desafios diagnósticos e terapêuticos’ e ‘Novas ferramentas para diagnóstico da doença e recidiva’. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Toledo, Marlene Ensina, tratou sobre ‘Avaliação Dermatoneurológica’ e a técnica da Divisão da Promoção da Equidade em saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA), a assistente social, Rosana Souza Freitas abordou o tema ‘Direitos, estigma, discriminação e educação em saúde no enfrentamento à hanseníase’.

CRONOGRAMA DE CAPACITAÇÕES – De acordo com Jéssica, o Ciscopar, por meio do CTA/SAE, tem previsto no cronograma do núcleo de educação permanente a realização de capacitações, treinamentos e reuniões junto aos municípios de abrangência do Consórcio. A coordenadora do CTA/SAE pontuou que os treinamentos acontecem nos serviços de saúde e também nos município que possui alta demanda e dificuldade no manejo, como de forma abrangente, para atingir o maior número de profissionais.

“Estes momentos têm como objetivo aproximar os serviços de saúde, atualizar os profissionais sobre os agravos e qualificá-los para que se torne possível atendimento integral e precoce no diagnóstico de qualquer condição”, reforçou Jéssica ao enfatizar a importância das ações da campanha do Janeiro Roxo.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.