Prefeitura firma contrato para obras do Banco de Alimentos de Toledo

Numa semana de muitas conquistas, entre elas a assinatura do contrato para a gestão do Hospital Regional de Toledo (HRT), a administração municipal anunciou mais um investimento. Foi firmado, na quinta-feira (22), em ato realizado na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, o contrato para a reforma e adaptação de três espaços anexos ao Restaurante Popular do Jardim São Francisco onde será instalado o Banco de Alimentos de Toledo. O investimento total, envolvendo materiais e mão de obra, será de R$ 1,43 milhão e a execução será realizada pela Construtora Chinelato LTDA.

Este tipo de encontro entre a Prefeitura de Toledo e as contratadas para obras tem por objetivo esclarecer cláusulas contratuais e reforçar o compromisso das empresas com o setor público. “Trazemos aqui os diversos setores envolvidos para uma conversa com o intuito de dar celeridade na execução dos projetos, bem como posicionar os contratados sobre trâmites e demais orientações para mitigar problemas no decorrer do prazo para conclusão das obras”, explica o prefeito Beto Lunitti. Participam do momento secretários e servidores municipais das pastas envolvidas, além de representantes da Secretaria de Administração e do Controle Interno.

A obra será custeada com recursos próprios e a aquisição dos equipamentos acontecerá através de convênio com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB). Segundo o diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Bazei, os equipamentos para a operação das estruturas de recebimento, processamento e Cozinha Escola, serão adquiridos por meio de convênio com a SEAB no valor aproximado de R$ 1,3 milhão. Participaram do evento os secretários de Administração Andriws Prestes e de Planejamento, Habitação e Urbanismo Sincler Gustavo Miguel, a controladora interna Cleusa Ullmann, a chefe de Gabinete Fabiana Trento e Nutricional Luiz Bazei,a diretora de Obras Públicas Caroline Machado e demais servidores municipais.

BANCO DE ALIMENTOS – A nova estrutura será vinculada ao Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Administração e tem como principal objetivo o combate ao desperdício de alimentos, destinando-se ao recolhimento, por meio de doações, bem como selecionar e encaminhar alimentos para consumo humano, comunitário ou individual. “Este trabalho acontece por meio da recuperação de alimentos desperdiçados durante a cadeia produtiva, porém adequados ao consumo humano, além de captar doações de produtos não comercializados e promover sua distribuição”, disse o secretário de Administração, Andriws Prestes.

Esse trabalho se destina a atender entidades socioassistenciais, grupos organizados e famílias devidamente cadastradas, complementando as refeições diárias. “Além da distribuição destes alimentos, os beneficiados devem receber assistência educacional para manuseio e aproveitamento dos mesmos por meio de uma Cozinha Escola que funcionará no local”, acrescenta Andriws, reforçando que a intenção com o Banco de Alimentos é ensinar a manipulação e o preparo adequado aos alimentos, desenvolver receitas com o aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo para a melhoria da saúde das pessoas atendidas”.

O público alvo do Banco de Alimentos é constituído de hospitais, abrigos, casas de recuperação, entidades socioassistenciais, casas lares, entre outros que atendam pessoas em estado de insegurança alimentar e nutricional e famílias em vulnerabilidade social.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.