Prefeitura de Nova Santa Rosa investe em aquisições para a Banda Marcial e Fanfarra Municipal

Nos últimos meses, a Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Educação e Cultura fez um investimento de R$ 18 mil com recursos próprios do Departamento de Cultura para aquisições a serem usadas pela Banda Marcial Municipal e Fanfarra Municipal Gaspar Dutra.

Para a Banda Marcial Municipal foram adquiridos: 6 pares de baquetas; 1 prato para chimbal solo pro orion de 14 polegadas; 1 estante de partitura de madeira para maestro/regente; 1 pandeiro meia lua na cor branco e azul; 1 sonoro torelli – grave vermelho; 4 suportes clamp para prato bloco sonoro e pandeiro; 6 capas para almofadas para trompete (estojo) e 3 capas para almofadas para flugelhorn.

E para a para a Fanfarra Municipal Gaspar Dutra: 40 camisetas; 15 caixas guerra com talabartes e baquetas; 25 talabartes 2 ganchos para repique caixa e 6 Surdos com talabartes e baquetas.

BANDA MARCIAL MUNICIPAL

Idealizada no dia 1º de março de 2006, assim, com 17 anos, o projeto cultural da Banda Marcial utiliza em suas apresentações instrumentos de percussão, melódicos e de sopro. Os alunos aprendem leitura em partitura e são destaque por onde passam.

A Banda Marcial Municipal tem como lema: “Uma banda, um som!”. O objetivo é motivar as crianças e adolescentes para a música, bem como despertar o interesse e descobrir novos talentos para arte musical, possibilitando um enriquecimento psicomotor, psicossocial e sociocultural dos participantes, além de noções básicas de comportamento, postura e iniciação musical.

Estão envolvidas nas atividades 40 crianças, adolescentes e jovens com idade entre 10 e 18 anos, que ensaiam duas vezes por semana no Teatro Municipal Gustavo Fischer. O professor e maestro, é Ewerton Alves dos Santos.

FANFARRA MUNICIPAL GASPAR DUTRA

Fundado em agosto de 2022, conta atualmente com 40 crianças e adolescentes, sendo eles alunos do Colégio Estadual Gaspar Dutra.

O objetivo é possibilitar e proporcionar uma ação pedagógica utilizando-se de instrumentos musicais como promotores de aprendizagem e desenvolvimento. Ainda, contribuir com a noção de espaço e tempo, trabalhando ritmo, coordenação, postura e expressão nas aulas de teoria musical, e expressão corporal.

A fanfarra retrata a música como uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação e cultura.

Os ensaios são realizados no espaço da Quadra do Colégio, nas segundas-feiras a noite. As aulas são coordenadas pelo instrutor, Sargento Jair Chagas Libeiro, que possui uma vasta experiência em fanfarras pelo Oeste do Paraná.

Prefeitura de Nova Santa Rosa

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.