Prefeitura certifica acadêmicos da UFPR que atuaram na vacinação contra a Covid
Um momento para recordar uma das grandes ações realizadas durante a pandemia. Na sexta-feira (16), no Auditório Acary de Oliveira, um ato reuniu representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Prefeitura de Toledo e da Câmara Municipal.
A intenção era reconhecer os prestar uma homenagem aos 89 acadêmicos de medicina da UFPR que atuaram durante a campanha de vacinação contra a Covid-19, a maior já realizada no município.
Devido a uma parceria para um estudo observacional de uma população totalmente vacinada, envolvendo a Secretaria de Saúde, Pfizer, UFPR e Hospital Moinhos de Vento, foram aplicadas, em seis dias, mais de 23 mil doses do imunizante.
“Isso só foi possível pelo envolvimento de diversas pessoas, desde servidores municipais até os parceiros, como vocês da UFPR”, disse a secretária de Saúde Gabriela Kucharski. A gestora da saúde em Toledo ainda lembrou o que este feito representa na vida de todos os envolvidos. “Vocês não viram a história. Vocês a construíram e fazem parte dela”, disse.
REFERÊNCIA – Toledo foi referência na organização da aplicação das doses de vacina, sempre atuando dentro das prerrogativas e orientações técnicas dos órgãos de saúde das esferas estadual e federal. Essa característica permitiu que o município fosse selecionado para ter sua população inteira vacinada, inclusive os adolescentes maiores de 12 anos. “Vocês [acadêmicos] assumiram algo junto conosco e fizeram sua parte. Desde as primeiras doses, com os pacientes de idade mais avançada, quando devido a dificuldade de locomoção, foram vacinados no sistema drive-thru”, lembrou a coordenadora dos pontos de vacinação Covid, Sonia Pessi.
O momento, segundo a coordenadora, foi pensado para retribuir a dedicação e demonstrar o quanto Toledo se sente grato por este apoio. “Nunca houve qualquer ação que não fosse desenvolvida com presteza, desde organizar filas, preencher carteirinhas, conferir documentos ou ajustar os espaços. Vocês deram o melhor de vocês, por isso o reconhecimento”, reforçou Sonia.
Quem também externou o sentimento de gratidão foi o presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin. Conforme o vereador, a maioria dos que estavam na frente de honra passaram pela doença e lembrou que muitas vidas foram salvas por conta da vacina. “É preciso acreditar na ciência, se vocês não fosse assim, vocês nem precisariam estar na academia. Agradeço todos os dias pelas vidas salvas, pelo que vocês fizeram e ainda farão pelas pessoas”.
O ato contou com a presença dos representantes da UFPR, entre eles a vice-reitora, Graziela Bolson Muniz, do vice-reitor à época da implantação do Campus em Toledo, Rogério Mulinari, e da diretora do Campus de Toledo, Cristina de Oliveira Rodrigues. “Nós nos sentimos orgulhosos, porque é isso que se espera de vocês e da universidade em si. Acredito que sempre estarão à disposição da população”, comentou Cristina.
Demonstrando emoção em vários momentos, o prefeito Beto Lunitti reafirmou a importância da presença da UFPR no município. Lunitti citou o nome de diversos envolvidos, em especial os agentes políticos que contribuíram. “Rogério [Mulinari] todos os momentos estão gravados na minha memória, desde nossa ida à Brasília, para a conversa com o ministro da Educação à época, Paulo Paim, até o momento em que pedi para desocuparem o prédio onde, inicialmente, iniciamos com as primeiras turmas”.
Se dirigindo aos acadêmicos, Beto reforçou a necessidade deles serem protagonistas. “A UFPR foi a primeira federal do Brasil, sonhada pelo político Victor Ferreira do Amaral. Vocês também são protagonistas de uma história, de terem enfrentado no front uma pandemia. Entendam que se você se propôs a ser médico, é porque deseja cuidar de gente. Tenha empatia, viva pelo outro”, concluiu o prefeito.
TOLEDO