Prati-Donaduzzi reduz em mais de 80% índices de acidentes de trabalho na empresa
Empatia, proatividade e diálogo. Essas são as principais ferramentas para desenvolver o cuidado ativo dentro de uma instituição. A Prati-Donaduzzi é uma indústria farmacêutica que preza pela segurança dos mais de 4 mil colaboradores. Desde a implementação da Política de Segurança e Meio Ambiente na empresa, houve uma redução no índice de acidentes de trabalho de 89%, entre 2013 a 2022. As ocorrências estão ligadas no descumprimento de procedimentos e falta de atenção nas atividades que são realizadas, quedas de escadas, prensagem de dedos e mãos, quedas do mesmo nível e queimaduras.
Na última semana, nos dias 14 a 20 de novembro, o setor de Segurança do Trabalho e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizaram a campanha com o tema: Cuidado Ativo. “Para fortalecer esse compromisso, a política interna de segurança avança em ações e estratégias para que os colaboradores tenham acesso às informações e adotem comportamentos preventivos aos riscos”, ressaltou a supervisora do setor de Segurança do Trabalho da Prati-Donaduzzi, Thais Caroline Rossetto.
Os principais assuntos abordados durante os encontros foram atenção com a conduta segura e atividades operacionais e administrativas, ergonomia, utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), atendimento aos procedimentos operacionais padrão (POP), entre outros. “O cuidado ativo é uma ferramenta de prevenção de acidentes que consiste no colaborador cuidar de si mesmo, cuidar do próximo e se deixar cuidar. A partir do momento em que você olha para o lado ao atravessar a rua, já está exercendo o cuidado ativo, e quando você leva a orientação a um colega, está garantindo saúde e integridade a ele também”, complementou Rossetto.
EMPRESA MAIS SEGURA – Para diminuir os riscos de acidentes de trabalho, a supervisora Thais destaca alguns cuidados que os colaboradores precisam tomar antes de realizarem suas atividades. “O colaborador tem o papel fundamental na prevenção dos acidentes de trabalho, portanto, para participar ativamente dessa iniciativa devemos conversar e orientar o próximo analisando os perigos do ambiente e os reportando a Segurança do Trabalho, garantindo assim o zelo por sua vida e do próximo. Juntos garantimos uma empresa mais segura”, concluiu.
TOLEDO